edit Editar esse Conteúdo

Palestras sobre direito à saúde acontecem em Guaraí, Fortaleza do Tabocão e Gurupi

Publicado em 02/06/2016 14:01
Autor(a): Rose Dayanne / colaborou Pedro Paulo Valadão
Palestras sobre direito à saúde acontecem em Guaraí, Fortaleza do Tabocão e Gurupi - Foto: Divulgação

Encerrando as atividades do “Maio Verde”, programação em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública e do Defensor Público, equipes das Diretorias Regionais de Guaraí e Gurupi realizaram palestras do projeto “Conhecer Direito” em escolas públicas, que abordaram o tema “Acesso á Saúde: Garantir o seu Direito é Nosso Maior Feito”, com objetivo de esclarecer à população o que é este direito e o que se pode fazer quando ele não for respeitado.

Em Gurupi, a defensora pública Chárlita Teixeira da Fonseca falou para aproximadamente 50 alunos do Centro de Ensino Médio de Gurupi sobre o direito à saúde, onde tirou dúvidas e deu orientações gerais, no dia 31 de maio.

Já em Guaraí, duas escolas receberam o projeto. Nesta terça-feira, 1º, aproximadamente 300 estudantes do Colégio Irineu Albano Hendges aprenderam sobre seus direitos. Segundo a coordenadora pedagógica Marta Magalhães foi uma experiência muito válida, do ponto de vista prático. “Uma vez que se falou de um direto que, não raras vezes, é negado às pessoas em virtude de seu próprio desconhecimento”, completou.  Já no dia 30, as atividades aconteceram no Colégio Raimundo Alencar Leão, com a participação de cerca de 160 alunos, de quatro turmas do 8º e 9º anos.  

“A palestra veio somar com nossas temáticas que estão inclusas em nosso plano de trabalho. Além disso, em decorrência de muitas das famílias de nossos alunos se encontrarem em situação de hipossuficiência, torna-se de extrema importância ter a Defensoria Pública do Estado do Tocantins enquanto nossa parceira”, destacou a orientadora educacional Silvane Maria dos Santos Araújo Terra.

No dia 31 de maio, a equipe se deslocou até o município de Fortaleza do Tabocão, onde falou para aproximadamente 80 alunos do ensino médio da Escola Major Juvenal sobre direito à saúde. Em Guaraí e Fortaleza do Tabocão as palestras foram realizadas pela equipe multidisciplinar do Núcleo Regional, composta pela assistente social Janaíze Figueiredo Pirolli e o psicólogo Pedro Paulo Valadão Coelho, com apoio do assistente da Defensoria, Anderson Miranda Moreira, que é formado em Direito.

 “Acredito que conseguimos despertar nos alunos que a saúde é um direito social de todos, sem distinção de cor, etnia ou situação socioeconômica, e, dever do Estado. Sendo que a Defensora Pública seria o elo que possibilita às pessoas acessarem seus direitos de forma integral e gratuita”, avaliou a assistente social Janaíze de Jesus Figueiredo Pirolli.

“Conhecer Direito”

O projeto é uma realização da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins e a Adpeto – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins, e segue os moldes da campanha nacional, idealizada anualmente pela Anadep - Associação Nacional dos Defensores Públicos e Associações Estaduais com o apoio do Condege - Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais.

keyboard_arrow_up