edit Editar esse Conteúdo

Escolas Públicas de Gurupi e Porto Nacional recebem ciclo de palestras da DPE-TO

Publicado em 25/05/2016 15:56
Autor(a): Autor não informado
Escolas Públicas de Gurupi e Porto Nacional recebem ciclo de palestras da DPE-TO - Foto: DPE Gurupi


As atividades do “Maio Verde” seguem durante todo mês em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública e do Defensor Público. Alunos de escolas públicas de Gurupi e Porto Nacional receberam, nos dias 23, 24 e 25 de maio, as palestras do projeto “Conhecer Direito”, com o tema “Acesso á Saúde: Garantir o seu Direito é Nosso Maior Feito”.

“Minha mãe está com a cartilagem quebrada, precisa realizar cirurgia, como está demorando muito causou uma hérnia de disco e como o estado não está pagando os médicos, ela está na fila de espera. Qual a forma mais  rápida de conseguir essa cirurgia?”, perguntou estudante K.B.A., 13 anos, durante a palestra realizada em Porto Nacional.

Questões como essa da aluna foram frequentes durante as atividades e os Defensores Públicos buscaram explicar quais seriam as alternativas em cada caso, além das orientações gerais sobre o direito à saúde.

"Penso que este projeto trará resultado muito expressivo ao nosso atendimento, considerando que as crianças que nos assistiram serão multiplicadores de informações”, destaca a defensora pública Chárlita Teixeira da Fonseca Guimarães, que esteve nesta quarta-feira, 25, na Escola Municipal Antônio Lino de Sousa, em Gurupi, e falou para aproximadamente 50 alunos do 4º e 5º anos. No dia 31 de maio, os alunos do Centro de Ensino Médio de Gurupi recebem o projeto.

Em Porto Nacional, três escolas receberam o projeto e aproximadamente 500 alunos participaram das palestras. Nesta quarta-feira, 25, os Defensores Públicos e Servidores estiveram na Escola de Tempo Integral Irmã Aspásia. No dia 24, foi a vez da Escola Estadual Centro de Ensino Médio Florêncio Aires com alunos do 5º ao 8º ano e no dia 23, foram os alunos do 4º ao 9º ano da Escola Estadual Frei José de Maria Audrin. . A ação foi realizada pelos defensores públicos Fabrício Silva Brito e Larissa Pultrini Braga, pelos servidores públicos Eliene Tavares e Walber Rodrigues Lopes e pelas estagiárias de Direito Rhauany Amorim e Samylla Ellen de Sousa.

“É de grande importância que a sociedade em geral tenha ciência dos seus direitos, principalmente aqueles que são básicos como a saúde. Incluir a sociedade estudantil na participação dessas informações foi de grande valia, pois assim os mesmos saberão onde e a quem procurar em caso de necessidade. Tendo em vista o caos em que se encontra a saúde pública, muitas vezes as pessoas se calam por não saberem a quem recorrer”, destaca a professora Luana dos Santos Ribeiro de Almeida, da escola Escola de Tempo Integral Irmã Aspásia em Porto Nacional..

Projeto

O projeto é uma realização da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins e a Adpeto – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins, e segue os moldes da campanha nacional, idealizada anualmente pela Anadep - Associação Nacional dos Defensores Públicos e Associações Estaduais com o apoio do Condege - Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais.

Texto: Rose Dayanne Santana/ colaborou Faraildes Rodrigues



keyboard_arrow_up