edit Editar esse Conteúdo

Centro de Referência de Assistência Social de Tocantínia recebe palestra da Defensoria Pública

Publicado em 17/05/2016 16:08
Autor(a): Autor não informado
Centro de Referência de Assistência Social de Tocantínia recebe palestra da Defensoria Pública - Foto: DPE Tocantínia

Cerca de 250 estudantes de um colégio Municipal e outro Estadual de Tocantínia participaram de uma manhã de atividades no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social numa parceria entre Defensoria Pública do Estado do Tocantins e Gestão Municipal. A programação contou com apresentações culturais, pintura facial artística, escultura em balões e palestra educativa tudo isso como forma de conscientização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes.

Durante a palestra, a defensora pública Isabella Faustino Alves, falou do papel da Defensoria Pública na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, a quem o Estado garante, por meio da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente, a proteção integral e a prioridade absoluta, sempre com vistas ao melhor interesse da criança e do adolescente. “A legislação penal é rígida com relação ao abuso e exploração de crianças e adolescentes, mas a Defensoria Pública acredita que a proteção à criança e ao adolescente, como toda mudança cultural e social, não virão pelo medo de sofrer punição, mas pela educação em direitos, que possibilita o entendimento de que, em nossas condutas, devemos respeitar os outros seres humanos, como queremos ser respeitados, e destaco que a mudança social não vem do medo, mas da educação e do respeito ao ser humano” ressaltou.

A Defensora Pública mencionou ainda que este é o mês da Defensoria Pública, onde várias atividades são realizadas dentro da ação “Maio Verde”, que simboliza sobretudo, a esperança que move todas as atuações da Instituição.

Além dos alunos, também participaram das atividades os beneficiários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertado pelo CRAS.

Texto: Alessandra Bacelar

keyboard_arrow_up