Estratégias, caminhos e mecanismos que contribuam para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres estão sendo debatidos em conferências de políticas públicas para mulheres em todo País. No Tocantins, representantes do poder público, sociedade civil e organizada estão reunidas com este objetivo na 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres. O evento foi aberto na terça-feira, 16, e segue até esta quarta-feira, 17, com programação no auditório do Hotel Turim, em Palmas. O tema do evento neste ano é “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”.
Representam a DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins na Conferência a coordenadora do Nudem – Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, Vanda Sueli Machado, a analista jurídica do Nudem, Catarina Lopes, e a coordenadora da equipe multidisciplinar da Instituição, Elma Santos. Na noite de abertura do evento, terça-feira, 16, a defensora pública Vanda Sueli Machado, coordenadora do evento, compôs mesa de honra e aproveitou para destacar que a garantia dos direitos das mulheres é uma das lutas da Defensoria Pública, por meio do Nudem. Segundo ela, o objetivo da Conferência é discutir as estratégias de fortalecimento das políticas para as mulheres e a democratização da participação delas nas diversas esferas institucionais e federativas.
Abertura
A abertura contou também com palestra da secretária de Mulheres do Estado de Pernambuco, Silvia Cordeiro, que discorreu sobre o tema do evento neste ano. Formado por Servidores da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, o Coral Canto Nobre se apresentou na abertura da Conferência. O grupo interpretou a canção “Mulher”, de Erasmo Carlos, e arrancou muitos aplausos do público presente.
Conferência
De acordo com informações da assessoria do evento, participam da Conferência 122 delegadas, que compõem a rede de mulheres no Tocantins, entre feministas, sindicalistas, profissionais, estudantes, lésbicas e transexuais, dos municípios de Araguaína, Dianópolis, Esperantina, Figueirópolis, Gurupi, Miranorte, Natividade, São Félix do Tocantins, Porto Nacional, Tocantinópolis, Colinas, Juarina, Colméia, Nova Olinda, Pau D`Arco, Palmas e Formoso do Araguaia.
No encontro, as participantes se dividem em discussões de cinco eixos: contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades; estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: sistema político com participação das mulheres e igualdade; e Sistema Nacional de Política para as Mulheres. As questões tratadas no encontro estadual serão abordadas na 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizado de 15 a 18 de março, em Brasília (DF). O evento será realizado pela SPM – Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e terá o mesmo tema das etapas municipais.