Autoridades durante solenidade de posse das novas conselheiras da Defensoria Pública - Foto: Tatiana Fagundes
As novas conselheiras do Conselho Superior da Defensoria Pública do Tocantins, Arassônia Figueiras, Iracema Franco e Leilamar Maurílio, foram empossadas na manhã desta segunda-feira, 1º de outubro, pela presidente do Conselho e defensora pública geral do Estado, Estellamaris Postal. A solenidade foi realizada na Coordenadoria da Defensoria Pública em Palmas e contou com a presença de diversas autoridades estaduais, entre elas, o presidente do Tribunal de Justiça, Daniel Negry, a procuradora-geral de Justiça, Leila Vilela, o presidente da OAB-TO, Ercílio Bezerra, e o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Luiz Antônio da Rocha, que na ocasião representou o governador do Estado, Marcelo Miranda.
Em seu discurso, a Defensora Pública Geral enfocou a importante missão do Conselho Superior de normatizar a instituição. “O Conselho Superior é a alma e o corpo da Defensoria Pública”, ressaltou Estellamaris Postal, dando boas vindas as conselheiras empossadas e agradecendo o trabalho das ex-conselheiras Maria do Carmo Cota, Maria de Lourdes Vilela, bem como dos conselheiros suplentes, José Marcos Mussulini, Sueli Moleiro e Leilamar Maurílio.
A conselheira Arassônia Figueiras, representando todas as empossadas, falou da responsabilidade do cargo. “O respeito aos princípios constitucionais, legais, institucionais e a humildade são requisitos para bem desempenhar a tarefa consultiva, normativa e decisória do Conselho”, destacou a nova conselheira desejando sucesso a presidente Estellamaris Postal e a vice-presidente, corregedora Aldaira Parente, para o segundo mandado do Conselho.
As novas conselheiras empossadas foram eleitas no dia 31 de agosto deste ano e vão exercer o cargo no período 2007/2009. Entre as empossadas, a defensora pública Iracema Franco é a única que foi reconduzida ao cargo pelo voto da maioria dos defensores públicos do Tocantins. “Pretendo dar continuidade, com seriedade, ao trabalho do Conselho, que é o órgão máximo da Defensoria Pública”, afirmou Iracema Franco.
Também estiveram presentes na solenidade, o secretário da Cidadania e Justiça do Estado, Télio Leão Ayres, o procurador-geral do município de Palmas, Antônio Luiz Coelho, o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Tocantins - Adpeto, José Abadia de Carvalho, demais defensores públicos do Estado e sevidores da Defensoria Pública em Palmas.