edit Editar esse Conteúdo

Grupo de Orientação à Família

Publicado em 20/08/2018 16:58
Autor(a): Autor não informado
Grupo de Orientação à Família - Foto: Autor não informado

Grupo de Apoio à Família

O Projeto Grupo de Orientação à Família é coordenado pela Equipe Multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e tem como objetivo subsidiar famílias que enfrentam conflitos relacionados à guarda, divórcio ou dissolução da união estável.

Como funciona

Durante a execução dos trabalhos, as famílias são divididas em dois grupos, que se reúnem em horários distintos. Um deles é formado pelos requerentes, os genitores que procuraram a DPE-TO; já o outro, pelos requeridos.

Durante a roda de conversa, a equipe multidisciplinar repassa orientações referentes ao instituto da guarda, seja compartilhada ou unilateral; às relações e alienações parentais; às responsabilidades dos genitores; e aos direitos das crianças envolvidas nos processos de divórcio ou de dissolução de união estável, expondo, ainda, sobre os dispositivos da mediação ou conciliação como alternativas viáveis de protagonismo às famílias na resolução dos conflitos.

Periodicidade
O Grupo de Orientação à Família é realizado na última semana de cada mês com os pais que buscam, inicialmente, atendimento na Central de Atendimento à Família (CAF) para dar início ao processo que envolve disputa de guarda, ação de alimentos, dentre outras.

A iniciativa é uma proposta da Equipe Multidisciplinar em razão das intervenções realizadas que evidenciavam a necessidade de ampliar os conhecimentos das famílias no que se refere ao exercício de uma parentalidade positiva e à busca por soluções extrajudiciais dos conflitos vividos no ambiente familiar.

keyboard_arrow_up