edit Editar esse Conteúdo

Foto da DPE-TO conquista 1º lugar em prêmio nacional com mensagem sobre povos originários

Publicado em 13/11/2023 12:03
Autor(a): Cléo Oliveira / Comunicação DPE-TO
Foto premiada nacionalmente reforça importância da proteção e atuação pelos direitos dos povos originários. Clique naimagem para vê-la ampliada - Foto: Rafael Batista / Comunicação DPE-TO - abril 2023

A foto “Passos, Povos, Presente”, do fotógrafo Rafael Batista, da equipe de Comunicação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), conquistou o 1º lugar Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2023 na categoria Fotografia. Outros 33 trabalhos fotográficos foram inscritos no Prêmio e a final foi disputada com fotos produzidas por profissionais do Ministério Público do Estado de Alagoas e o Supremo Tribunal Federal. Além da premiação na categoria “Fotografia”, o projeto da DPE-TO foi indicado para o “Grande Prêmio”, que reúne os melhores trabalhos finalistas de todas as categorias.


“Há centenas de narrativas de povos que estão vivos, contam histórias, cantam, viajam, conversam e nos ensinam mais do que aprendemos nessa humanidade (Ailton Krenak, 2019)”. A fala de Krenak vem ao encontro da relevância do tema abordado na imagem, pois a cultura indígena é a nascente da cultura brasileira, sendo parte indissociável da humanidade, especialmente no berço da Amazônia.


Assim, a mensagem da foto é que os direitos e pauta indígenas precisam seguir adiante, assim como seguem em frente as crianças retratadas na imagem, ancoradas na sabedoria dos mais velhos, que poeticamente vêm em seguida.


Avaliação técnica

A foto de Rafael Batista é uma imagem que sugere movimento, pois há ritmo nos passos! Observe que as crianças correm, cantam, seguem em frente e nos emocionam. É um momento real na Aldeia, sem filtros em todos os sentidos que isso passou a ter. Uma imagem advinda de um olhar sensível que expressa a beleza das cores vibrantes, a liberdade e o caminho que nos aproxima e nos conecta à nossa cultura ancestral.


“A valorização da cultura e a participação das crianças nos momentos especiais na Aldeia, como algo somente delas, me despertaram um olhar para retratar esse cotidiano de uma forma livre, sem enquadramentos especiais: apenas a foto retratando o momento”, disse Rafael.



Rafael Batista na Aldeia Manoel Alves, em abril deste ano.



A fotografia vencedora foi feita em 19 de abril deste ano na Aldeia Manoel Alves, na região de Itacajá, município localizado a 295 Km de Palmas, quando a DPE-TO esteve presente para o lançamento do projeto Rejusto, do governo do Estado.


Clique aqui e assista ao vídeo sobre esse projeto!

keyboard_arrow_up