edit Editar esse Conteúdo

Filhas da Mãe Palmeira, por Rafael Batista

Publicado em 07/11/2025 08:18
Autor(a): Cléo Oliveira / Comunicação DPE-TO
Maria do Espírito Santo vive na zona rural de Axixá (TO), é quebradeira de coco babaçu e matriarca de sua família - Foto: Rafael Batista / Comunicação DPE-TO

Para homenagear mulheres quebradeiras de coco babaçu e compartilhar a riqueza política e cultural dessas mulheres, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) apresenta a exposição digital “Filhas da Mãe Palmeira”. A exposição é assinada pelo fotógrafo Rafael Batista. 

A mostra reúne imagens que revelam o cotidiano de quebradeiras de coco babaçu direto no território, demonstrando a liderança desse grupo feminino durante atendimentos jurídicos prestados pela Defensoria Pública e frente a desafios ambientais, políticos, econômicos culturais, éticos e de gênero. As fotos foram captadas em setembro de 2025 na cidade de Augustinópolis (TO) e em uma área de babaçuais na zona rural do município de Axixá (TO). A Mostra está disponível no Youtube  e também no Instagram:


Filhas da Mãe Palmeira – Ficha técnica
- Fotógrafo: Rafael Batista
- Edição de vídeo: Marcelo Les
- Designer gráfico: Thaís Freitas
- Trilha sonora original: MIQCB
- Texto de apresentação: Cléo Oliveira
- Supervisão: Kênia Martins


------------------

Confira alguns destaques:


keyboard_arrow_up