edit Editar esse Conteúdo

DPE-TO participa de debate sobre uso da inteligência artificial no âmbito da Defensoria Pública

Publicado em 25/07/2024 15:32
Autor(a): Gisele França/Comunicação DPE-TO
2º subdefensor público-geral do Tocantins, Danilo Frasseto, esteve presente na reunião - Foto: Ascom DPE-GO/Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou nesta quarta-feira, 24, da 87ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), que aconteceu na cidade de Goiás (GO), durante evento da transferência da Capital.

Com a presença do 2º subdefensor público-geral do Tocantins, Danilo Frasseto Michelini, e de defensoras e defensores públicos-gerais de todo o Brasil, a reunião teve como pauta melhoria tecnológica e o uso de inteligência artificial (IA) no âmbito da Defensoria Pública.

Na ocasião, o presidente da Comissão de Tecnologia do Condege, Matheus Cavalcanti Munhoz (DPE-PR), fez uma apresentação sobre a necessidade do trabalho conjunto entre as Defensorias Públicas para o desenvolvimento de melhorias no setor tecnológico das instituições.

O trabalho integrado também foi reforçado pelo 2º Subdefensor Público-Geral do Tocantins. “As Defensorias Públicas precisam acompanhar essa evolução dos sistemas de inteligência artificial. No nosso caso, especificamente, com o Solar [Solução Avançada em Atendimento de Referência], que está em utilização em 18 defensorias no País. É importante que cada Defensoria, integrante e usuária do Sistema, aumentem o investimento em tecnologia, mas, sobretudo, tenha um olhar mais atento à questão da inteligência artificial neste momento e da necessidade de qualificar defensores e servidores em relação a essa matéria”, destacou.

Matheus Cavalcanti propôs a elaboração de uma Normativa Nacional para uso de IA, incentivando a utilização de inteligência artificial no ambiente de trabalho, garantindo respaldo, responsabilidade e ética.

Depois da reunião, as membras e os membros do Condege participaram de um almoço oferecido pelo governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, no Palácio Conde dos Arcos, no Centro Histórico da cidade de Goiás. (Com informações da Ascom/DPE-GO)

keyboard_arrow_up