edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública inaugura nova sede em Paraíso

Publicado em 18/06/2007 18:54
Autor(a): Autor não informado
A defensora pública-geral do Estado, Estellamaris Postal inaugura nesta segunda-feira, 18, às 9h, a nova sede da Defensoria Pública em Paraíso do Tocantins, que já está funcionando na Rua 13 de Maio, nº 327-A, Centro, atendendo ao público das 8h às 12h, de segunda a quinta-feira.

A solenidade de inauguração deverá contar com a presença do secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Télio Leão Ayres, do Dr. Júlio Resplande, da corregedora-geral da Defensoria Pública, Aldaira Parente Moreno Braga, dos promotores de Justiça de Paraíso, Tiago Vilela e Maria Cotinha, entre outras autoridades.

De acordo com o coordenador da Defensoria Pública em Paraíso, o defensor público, Valdeon Batista Pitaluga, a nova sede oferece melhores condições de instalação e uma localização privilegiada na cidade, facilitando o acesso para as pessoas que procuram os serviços da Instituição. “Além de salas amplas e uma área para estacionamento, a nova sede está localizada próximo ao prédio do atual Fórum de Paraíso e da Delegacia da Mulher e da Infância e Juventude, o  que agiliza até o atendimento para o assistido”, disse o defensor Valdeon Pitaluga.

Além dos moradores carentes de Paraíso, a Defensoria Pública de Paraíso também atende a comunidade dos municípios de Abreulândia, Divinópolis, Marianópolis, Monte Santo do Tocantins, Pugmil e Chapada de Areia, abrangendo uma população estimada de 60 mil pessoas assistidas pela Instituição nessa região.

De janeiro a maio deste ano, a Defensoria Pública em Paraíso realizou 1.974 atendimentos, sendo cerca de 20 atendimentos realizados por dia. A área que registra a maior procura é a de Família, seguida das áreas Criminal e Cível. Na área de Família se destacam ações como divórcio, separação, pensões alimentícias, entre outras.

Atualmente, a Defensoria Pública em Paraíso conta com três defensores públicos, Valdeon Batista Pitaluga, Hero Flores dos Santos e Arlete Kellen Dias, defensora que também atua na cidade de Araguacema.

Perfil dos Assistidos

O perfil dos assistidos da Defensoria Pública em Paraíso, segundo dados estatísticos da Instituição, é constituído na sua maioria por mulheres, pessoas solteiras e pessoas com idade entre 19 e 30 anos. Ainda de acordo com os dados, a maioria das pessoas que procuram a Defensoria Pública em Paraíso possui uma renda mensal de até um salário mínimo.

keyboard_arrow_up