edit Editar esse Conteúdo

Defensoria participa de lançamento de cartilhas que orientam processos legais de adoção

Publicado em 10/08/2022 08:51
Autor(a): Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
Freddy Alejandro destacou a importância de se levar conhecimento sobre essa temática - Foto: Loise Maria/ Comunicação DPE-TO

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou do lançamento oficial das cartilhas do Tribunal de Justiça do Tocantins “Adoção Legal”, “Adoção Internacional” e “Entrega Voluntária”, que aconteceu nessa terça-feira, 9, no auditório da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), em Palmas.  

Presente na solenidade, o defensor público da 8ª Defensoria da Infância de Palmas, Freddy Alejandro Solórzano Antunes, destacou a importância de se levar conhecimento sobre essa temática. “Muitas pessoas ainda desconhecem as informações mais pertinentes e necessárias. Com esse material será possível as pessoas entenderem de forma mais ampla para que possam praticar a adoção da forma mais correta”, destacou.

Desenvolvido pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Estado do Tocantins do TJTO, as cartilhas servem como apoio extra aos profissionais que atuam no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. De acordo com o coordenador da Infância e Juventude e membro da Comissão Estadual Judiciária de Adoção, juiz Adriano Gomes de Melo Oliveira, o objetivo é de facilitar o acesso às informações para os profissionais que lidam diretamente e que são os responsáveis pelo contato com os sujeitos de direitos a quem se procura atender.

Ainda de acordo com o Coordenador, o material sobre a entrega voluntária aborda um tema que ainda é tido como “tabu” e pretende sensibilizar e esclarecer os atores sociais envolvidos com o atendimento às mulheres com o desejo de realizar a entrega voluntária de seus bebês. “É uma forma de mobilizar os atores da política da infância e juventude a ampliarem os seus conhecimentos e se comprometerem para uma atuação em rede”, declarou.

keyboard_arrow_up