A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve nessa terça-feira, 13, no Espaço de Acolhimento Aroeira – Cidadania PopRua Palmas, para discutir estratégias de ampliação do atendimento prestado pela Instituição às pessoas em situação de rua.
Participaram do encontro o defensor público-geral do Estado do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, e a coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso Costa, que foram recebidos pelo coordenador do projeto Cidadania PopRua Palmas, Édson de Sousa.
Durante o encontro, foram discutidos o fortalecimento da atuação conjunta e o acesso dessa população à orientação e à assistência jurídica da Defensoria Pública.
"A visita teve como foco estabelecer um fluxo de trabalho entre a Defensoria Pública e o Cidadania PopRua, garantindo o acesso dos usuários com um calendário de atendimento permanente. Essa ação demonstra o papel da Defensoria na sua missão institucional, muito além do trabalho meramente processual, que é prestar assistência jurídica integral e assegurar os direitos inerentes à cidadania da população em situação de rua", destacou a defensora pública Franciana Di Fátima.
Também acompanhou a reunião a servidora do NDDH, Jane Lucy Cavalcante.
Cidadania PopRua Palmas
O Cidadania PopRua Palmas é uma iniciativa voltada ao acolhimento e à inclusão social de pessoas em situação de rua. O projeto é executado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).