edit Editar esse Conteúdo

DPagra participa de reuniões no Incra para tratar de ações de reforma agrária no Tocantins

Publicado em 01/08/2023 16:07
Autor(a): Marcus Mesquita/ Comunicação DPE-TO
DPagra participa de reuniões no Incra para tratar de ações de reforma agrária no Tocantins - Foto: Marcus Mesquita/ Comunicação DPE-TO

Teve início nesta terça-feira, 1º de agosto, uma série de reuniões com foco na discussão sobre possíveis ações voltadas à promoção da reforma agrária em diversas regiões do Tocantins. A atividade aconteceu no auditório da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Palmas, e contou com a participação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio da Defensoria Pública Agrária (DPagra), isto enquanto representante legal de alguns pequenos produtores, posseiros ou de comunidades de assentamentos, acampamentos ou quilombos envolvidos e que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Representaram a DPE-TO o coordenador do DPagra, defensor público Fabrício Silva Brito, e o assessor jurídico do núcleo especializado defensorial, Diego Panhussatti. Já o Incra contou com a representação do superintendente regional do Instituto no Tocantins, Edmundo Rodrigues Costa, além de outros servidores da entidade.

Nesta primeira reunião, de um total de seis previstas para acontecerem durante a semana, o diálogo foi exclusivo com representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Articulação Camponesa do Tocantins, assim como com famílias que integram as comunidades afetadas.


Cronograma das reuniões

A próxima reunião acontece nesta quarta-feira, 2, durante as manhã e tarde, com representantes do Movimento Sem Terra (MST). Já na manhã de quinta, 3, a conversa será com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Tocantins (Fetaet); enquanto à tarde será com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais De Colinas do Tocantins.

Por fim, no período matutino da sexta-feira, 4, serão ouvidos os representantes da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (Coeqto). E a série de reuniões será encerrada à tarde do mesmo dia, junto ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB/Tocantins).

Tags:

INCRA reuniao
keyboard_arrow_up