edit Editar esse Conteúdo

Nadep participa de inspeção na Unidade de Segurança Máxima em Cariri, sul do Estado

Publicado em 03/02/2021 09:06
Autor(a): Keliane Vale/Comunicação DPE-TO
Autoridades se reuniram com a direção da Unidade de Segurança Máxima - Foto: Loise Maria/Comunicação DPE-TO



Uma inspeção realizada na Unidade de Segurança Máxima de Cariri (USMC), na região sul do Estado, contou com a participação do Núcleo de Assistência e Defesa ao Preso (Nadep) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). A coordenadora do Nadep, defensora pública Letícia Amorim, estava acompanhada do juiz Gerson Fernandes Azevedo, da promotora Luma Gomides de Souza e de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Tocantins.

Durante a inspeção, as autoridades conheceram as instalações do presídio, que está em funcionando desde junho de 2020; ocasião em que reeducados também foram ouvidos.

Segundo a coordenadora do Núcleo, a unidade está atuando dentro das conformidades. "A unidade é adequada ao clima, com boa ventilação para o bom cumprimento de pena. É um modelo mais adequado do que aquele que a gente vivencia nas outras cadeias, que é a superlotação", destacou a coordenadora. 

Unidade

A USMC está localizada a 264 km de Palmas. Segundo a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), são 12 celas de vivência individual, seis de inclusão (alocam reeducandos que necessitam de isolamento), 12 celas de encontro íntimo e apartamentos destinados a cadeirantes ou portadores de necessidades especiais.

A Defensoria Pública doou equipamentos para montar a sala de videoconferência para as audiências naquela unidade.

keyboard_arrow_up