edit Editar esse Conteúdo

Defensor público-geral prestigia descerramento da placa de inauguração da nova sede da DPU

Publicado em 15/10/2020 15:18
Autor(a): Marcus Mesquita/ Comunicação DPE-TO
Fábio Monteiro representou a DPE-TO na solenidade da DPU - Foto: Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO

O defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos, e outras autoridades do sistema de Justiça do Tocantins e nacional testemunharam, nesta quarta-feira, 14, o descerramento da placa de inauguração da nova sede da Unidade da Defensoria Pública da União (DPU), em Palmas. O ato inaugural foi realizado pelo defensor público-chefe da DPU na Capital, Igor de Andrade Barbosa, e pelo defensor público-geral federal, Gabriel Faria Oliveira.

Para Fábio Monteiro, trata-se de um momento histórico para a DPU, que, ao lado da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), uma instituição essencial para a administração do estado democrático de direito e que, por isto, devem andar de mãos dadas sempre na busca por fortalecer a cidadania, sobretudo, para a população mais carente, que depende dos serviços defensoriais. De acordo com o Defensor Público-Geral no Tocantins, prestigiar esta conquista aguça nele bons sentimentos.

“É uma grande satisfação pessoal participar deste momento, até porque tenho uma identificação pessoal com este prédio, pois foi aqui que fiz a minha prova oral para ingressar na Defensoria Pública do Estado, nos idos de 2005, o que me traz boas recordações, bons sentimentos. E assim, como me trouxe boa sorte, eu desejo que esta nova estrutura faça o mesmo para a Defensoria Pública da União, a todos aqueles que aqui atuam”, ressaltou Fábio Monteiro.


Instituições irmãs

Conforme explanou o defensor público-chefe Igor Barbosa durante o discurso de inauguração, a DPU chegou ao Tocantins há quase 15 anos e vem realizando, anualmente, milhares de atendimentos em prol da liberdade civil, do acesso à saúde, do respeito aos direitos sociais básicos, tanto individuais quanto coletivos, dentre outros serviços voltados à população hipossuficiente tocantinense. Em complemento, o gestor da DPU em Palmas exaltou a importância da DPE-TO no construir desta história.

“A DPE acolheu a DPU em 2006, quando cheguei no Tocantins e fundei a Instituição em Palmas, pois antes havia uma atuação itinerante, não uma estrutura fixa. Eu tomei posse aos 26 anos, recebi um notebook e me vi com esta incumbência hercúlea; porém, fui acolhido pela Defensoria local, que foi uma verdadeira irmã, e não só no sentido institucional, mas me refiro, principalmente, à solidariedade, pois lá fiz muitos amigos que trago comigo até hoje. Por este acolhimento e pela afinidade existente, não porque compartilhamos uma mesma nomenclatura, mas porque existe um entrelaçamento entre nós que, neste caso, é caracterizado pela parceria, pela solidariedade e pela amizade que temos, eu posso dizer que a DPU no Estado do Tocantins foi gestada nas entranhas da Defensoria Pública do Estado, onde, por muito tempo, eu ocupei uma sala, de lá partindo para uma sede provisória e para uma rotina administrativa que, agora, culmina nesta histórica inauguração que não envolve apenas uma nova sede, mas, sim, uma transformação da Instituição eu nos tirará da invisibilidade e nos possibilitará melhor atender aos nossos assistidos”, comemora Igor Barbosa.


Compromisso cumprido

Presente na inauguração, o defensor público-geral federal Gabriel Oliveira também exaltou a DPE-TO, afirmando que nas épocas de dificuldades da DPU no Estado, a Instituição pôde contar com a acolhida da Defensoria Pública tocantinense, que foi, conforme ele confirmou, uma espécie de gestora institucional da DPU-TO, que recebe a nova sede a partir do cumprimento de um compromisso firmado em 2019.

“A Unidade do Tocantins era um dos focos que apresentava uma debilidade no sentido de possuir uma sede própria. Então, havíamos assumido este compromisso de mudar esta realidade há um ano, um compromisso não só com a unidade do Tocantins, mas com o sistema de justiça e com os assistidos tocantinenses. E o motor principal desta transformação foi os que atuam nesta unidade, dos estagiários aos servidores e colegas defensores, que se dedicam, diariamente, à intensa atuação da DPU. Vim a esta solenidade para agradecer pelo empenho de todos e parabenizar a cada um, além de desejar muito êxito, muitos atendimentos, muito sucesso e ótimas perspectivas de crescimento para a Defensoria Pública da União e para as nossas co-irmãs conjugadamente”, exaltou o Defensor Público-Geral Federal.


Localização

A nova sede, que fica localizada na Quadra 104 Sul, Rua SE 09, Lote 36. Para mais informações sobre os atendimentos ou outras, basta entrar em contato pelo telefone 3216-8600.

Tags:

Sede DPU
keyboard_arrow_up