edit Editar esse Conteúdo

DPE recomenda fixação de adesivos de sinalização perto de agências bancárias de Araguaína

Publicado em 04/05/2020 11:44
Autor(a): Keliane Vale / Comunicação DPE-TO
Imagem ilustra a proposta da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), que serviu de referência para a Recomendação do Nuamac Araguaína - Foto: Ammpla - Divulgação

A aglomeração de pessoas nas proximidades de agências bancárias responsáveis pelo atendimento dos auxílios emergenciais do Governo Federal pode potencializar a transmissão da Covid-19. Para promover a consciência de que se deve respeitar o distanciamento mínimo preventivo, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) recomendou à Prefeitura de Araguaína, nesta segunda-feira, 4, a fixação de adesivos de sinalização nas calçadas e vias públicas próximas às agências da Caixa Econômica Federal.

A DPE-TO, por meio do Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas da (Nuamac) de Araguaína, solicitou ao poder público municipal desenvolver um plano de contenção e prevenção de infecções mediante adoção destas novas medidas de controle para evitar a exposição da população em geral que está em busca do atendimento bancário.

A Recomendação da DPE-TO segue o exemplo que vem da Prefeitura de Petrolina, no Pernambuco, que afixou adesivos nas ruas e calçadas como forma de organização de filas, para manter o distanciamento de, no mínimo, dois metros entre uma pessoa e outra.

Para o defensor público coordenador do Nuamac Araguaína, Pablo Mendonça Chaer, a ação é complementar à dos fiscais. “É um acréscimo ao Decreto que já prevê fiscalização, os adesivos são para reduzir ainda mais os riscos de contágio neste momento que leva muitas pessoas às agências da Caixa”, ressaltou Chaer.

keyboard_arrow_up