edit Editar esse Conteúdo

Saiba, primeiramente, o que é o coronavírus e quais as formas de prevenção

Publicado em 13/03/2020 10:15
Autor(a): Ascom DPE-TO, com informações do Ministério da Saúde
Novo coronavírus foi descoberto em dezembro do ano passado - Foto: Pixabay / Divulgação


A reportagem a seguir foi produzida para o corpo funcional da Defensoria Pública com divulgação, primeiramente, nos nossos canais de comunicação interna disponíveis para membros, servidores (as), estagiários (as) e voluntários (as). Contudo, por entendermos que se trata de um assunto de interesse coletivo, decidimos compartilhar o conteúdo também aqui no site da Defensoria para que mais pessoas possam ficar informadas. Com isso, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) vai além com atendimento jurídico de qualidade e atenção a que mais precisa também nas ações de prevenção e combate ao coronavírus.


O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto no ano passado, em 31/12/19, após casos registrados na China, e provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Conforme o Ministério da Saúde (MinSaúde), os primeiros coronavírus humanos foram isolados, pela primeira vez, em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Ainda conforme informações disponíveis no site do MinSaúde, os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Transmissão
As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

Tocantins
O Tocantins ainda não tem registro de casos suspeitos ou confirmados, mas você pode e deve ficar atento às formas de prevenção. O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir quaisquer infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, esfregando bem entre os dedos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes;

- Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.


keyboard_arrow_up