edit Editar esse Conteúdo

DPE-TO reúne instituições para discutir políticas públicas LGBTs em Araguaína

Publicado em 12/03/2020 17:00
Autor(a): Keliane Vale / Ascom DPE-TO
DPE-TO reúne instituições para discutir políticas públicas LGBTs em Araguaína - Foto: Nuamac Araguaína

O Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Araguaína promoveu a reunião entre instituições responsáveis pelas políticas públicas locais com foco na população LGBT. Segundo o coordenador do Nuamac Araguaína, defensor público Pablo Chaer, a atividade definiu encaminhamentos de demandas a órgãos públicos para ampliação de diversos serviços.

Na reunião, realizada no último dia 4, na sede da DPE-TO em Araguaína, também foi discutido o aperfeiçoamento do atendimento público a esses grupos, como a necessidade da sensibilização e humanização dos profissionais da área da saúde, bem como a necessidade de orientar a denúncia nas ouvidorias das repartições públicas os casos de discriminação à população LGBT.

Na avaliação do Defensor Público, a invisibilidade dos grupos é o maior desafio. “Sensibilizar a sociedade quanto às políticas públicas específicas das minorias, como as pessoas transexuais, é uma ação necessária para o fortalecimento da comunidade, que se encontra desarticulada em Araguaína e fragilizada em seus direitos”, disse Chaer.            

Participaram da reunião representantes do curso de psicologia da Faculdade Católica Dom Orione (Facdo) e do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (Unitpac), de coletivos LGBTs, e da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Saúde; Superintendência de Cultura, Esporte e Lazer e Diretoria de Políticas Públicas Setoriais.

Semana da Diversidade

Na ocasião, as instituições participantes da reunião iniciaram uma articulação para promover a Semana da Diversidade, que deverá ser realizada em junho. Foi definido, inicialmente, que a Secretaria Municipal de Saúde fará um mutirão de atendimento médico e testes rápidos em alguns pontos da cidade. Já a DPE-TO em Araguaína promoverá mutirão de retificação de nome, para o reconhecimento do nome social.

keyboard_arrow_up