edit Editar esse Conteúdo

Estagiários do TJTO visitam a Defensoria Pública para conhecer a carreira na Instituição

Publicado em 12/03/2020 10:47
Autor(a): Bruna Cardoso / estagiária, sob supervisão de Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Estagiários do TJTO visitam a Defensoria Pública para conhecer a carreira na Instituição - Foto: Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO

Recepcionados pelo defensor público diretor do Núcleo Regional de Palmas da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), Leonardo Oliveira Coelho, os estagiários do projeto “Nacom Tocantins - Núcleo de Apoio às Comarcas”, do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), visitaram a sede da Defensoria Pública na Capital nesta quarta-feira, 11.

Na oportunidade, o defensor público Leonardo Coelho iniciou a atividade falando sobre a carreira jurídica no âmbito da Defensoria Pública, como os profissionais têm acesso a ela e os trabalhos desenvolvidos pelos defensores públicos nas mais diversas áreas de atuação do Direito, sempre focado no público hipossuficiente, aquele que mais precisa do acolhimento defensorial. A visita foi utilizada, neste contexto, para sensibilizar os estagiários presentes sobre a importância da Instituição na garantia do acesso gratuito à justiça de qualidade e, ainda, acerca da possibilidade deles, após formados, adentrarem nesta carreira enquanto defensores públicos.

A visita institucional foi coordenada pela assessora jurídica do Nacom, Morgana Soares Borges. O objetivo da ação, na perspectiva de Morgana Borges, foi permitir aos estagiários visualizarem, de maneira mais real, a atuação jurídica da Defensoria Pública enquanto instituição do sistema de Justiça, além de ajudar os alunos na futura escolha de uma área de atuação na carreira jurídica.

Após a apresentação do defensor público Leonardo Coelho, a coordenadora de atendimento da Instituição, Anna Gabriela Queiroz Oliveira conduziu os participantes em uma visita aos núcleos especializados e gabinetes da DPE-TO, apresentando a todos a estrutura e o funcionamento da sede.

O Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom)

De acordo com o site do TJTO, o Nacom foi criado com o objetivo de diminuir o acervo processual na fase de conhecimento e a redução da taxa de congestionamento. Atualmente, as atividades estão inclinadas para a produtividade e melhoria da prestação jurisdicional, missões da atual gestão, além de desígnio institucional do Núcleo.

keyboard_arrow_up