edit Editar esse Conteúdo

DPE-TO é parceira da PM na realização de Passeio Ciclístico em Defesa aos Direitos da Mulher

Publicado em 17/02/2020 11:00
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
DPE-TO é parceira da PM na realização de Passeio Ciclístico em Defesa aos Direitos da Mulher - Foto: Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO

Em reunião realizada na sede de Palmas da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), a Instituição firmou parceria com a Polícia Militar estadual (PM-TO), que, por meio do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM), está organizando o 1º Passeio Ciclístico em Defesa aos Direitos da Mulher. O evento está previsto para ocorrer no dia 14 de março, na Capital, contando com um percurso de 12 km e inscrições a partir da doação de 2 kg de alimentos não-perecíveis que serão entregues à Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Participaram da reunião o superintendente de defensores públicos da DPE-TO, Murilo da Costa Machado, a defensora pública coordenadora do Núcleo Especializado de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), Franciana Di Fátima Cardoso, e servidores do Nudem, da Comunicação e da Gestão de Pessoas da Instituição. Representaram a PM-TO o tenente coronel comandante do 1º BPM, João Lyde de Sousa Nascimento, e a sargento Rosilaine de Souza Ataíde.

De acordo com o coronel de Souza, “a Defensoria Pública, para a Polícia Militar, é uma instituição muito importante porque ela trabalha justamente nesta pauta de proteger e resguardar os direitos. A mulher passa por diversos tipos de violência e um evento como este, sem a presença da Defensoria, seria falho. Por isto, é muito importante contar com ela em uma atividade que tem como grande proposta a busca pelo combate à violência contra a mulher; isto para que, em um futuro bem próximo, possamos, juntos, exterminar este mal da sociedade”.

Defensoria parceira

A parceria da DPE-TO no evento, que será em alusão ao Dia da Mulher, comemorado a cada 8 de março, vai se dar tanto com questões logísticas quanto com a colaboração de membros e servidores da Instituição na realização do Passeio Ciclístico.

Para o superintendente de defensores públicos Murilo Machado, a Polícia Militar está de parabéns pela iniciativa e pode contar com a Defensoria Pública nesta e em outras ações. “Este é um tema difícil para a sociedade, mas a PM, que é uma das primeiras portas de entrada de denúncias, já se profissionalizou nele, principalmente com a Patrulha Maria da Penha. A Defensoria se coloca à disposição para novas ações conjuntas e entende que a rede de proteção à mulher confia, cada vez mais, na Polícia Militar como uma importante parceira,” ressaltou o Defensor Público.

De acordo com a defensora pública Franciana Di Fátima, é muito relevante que a Polícia Militar esteja encabeçando este movimento de atuar e sensibilizar a sociedade no combate à prática de violência contra a mulher. “É louvável esta iniciativa e é fundamental que a gente seja parceira desta ação, ajudando a motivar toda a sociedade na construção de uma pauta que é interesse de todos, pois configura a proteção dos direitos humanos das mulheres. Eu estou muito feliz por ter a oportunidade de estabelecer esta parceria”, enfatizou a Coordenadora do Nudem.

Inscrições

O período de inscrições ainda será aberto e, quando feito, o que deve ocorrer até o final desta semana, estará disponível no site Central da Corrida.

keyboard_arrow_up