edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública participa de cerimônia de posse dos conselhos tutelares de Palmas

Publicado em 10/01/2020 12:00
Autor(a): Cinthia Abreu
Defensoria Pública participa de cerimônia de posse dos conselhos tutelares de Palmas - Foto: Loise Maria

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve representada na cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares de Palmas para o quadriênio 2020/2023. A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira, 10, na Escola Municipal de Tempo Integral Almirante Tamandaré, e contou com a presença da defensora pública Fabiana Razera, coordenador do Núcleo Especializado de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca).

Tomam posse em Palmas 40 conselheiros tutelares, sendo 20 titulares e 20 suplentes, que atuarão na região Norte, Sul e Central de Palmas. Os novos membros do Conselho foram eleitos após participar de um processo seletivo, quando mais de 20 mil palmenses foram às urnas.


Defensoria

De acordo com a defensora pública Fabiana Razera, os conselhos tutelares são de extrema importância para a proteção dos cidadãos, principalmente as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Inclusive, no final do ano passado, a Defensoria Pública, por intermédio do Nudeca, promoveu uma capacitação inicial para conselheiros. Ao todo, 82 conselheiros, suplentes e outros agentes sociais e institucionais que atuam em seis municípios tocantinenses participaram da formação técnica.


Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de quatro anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha em igualdade com os demais pretendentes.

keyboard_arrow_up