edit Editar esse Conteúdo

Membros e servidores da Regional de Gurupi participam da 8ª edição do Gestão Presente

Publicado em 04/11/2019 16:58
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Membros e servidores da Regional de Gurupi participam da 8ª edição do Gestão Presente - Foto: Loise Maria / Ascom DPE-TO

Ação reuniu a Administração Superior da DPE-TO e o corpo funcional das comarcas de Alvorada, Araguaçu, Figueirópolis, Formoso, Gurupi, Palmeirópolis e Peixe



Dando prosseguimento às ações do Gestão Presente, a Administração Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) promoveu a 8ª edição do Programa na Diretoria Regional de Gurupi, município localizado a 230 km de Palmas. Na ocasião, participaram da atividade, realizada na última sexta-feira, 1º, um total de 85 membros, servidores e estagiários que compõem o corpo funcional das comarcas de Alvorada, Araguaçu, Figueirópolis, Formoso, Gurupi, Palmeirópolis e Peixe.

Durante a ação, diversas trocas de experiências foram promovidas acerca do desenvolvimento do Planejamento Estratégico 2020/2024 da Defensoria Pública, além de discussões sobre orçamento, economicidade, estruturação e capacitação. Também foram pauta na atividade capacitação, a ampliação do Programa Defensores nas Comunidades e as atuações da Diretoria de Gestão de Pessoas e das equipes multidisciplinares. Por fim, oficinas abordando as atividades meio e fim da Instituição foram desenvolvidas em grupos.

Diretor da Regional de Gurupi da DPE-TO, o defensor público Iwace Antônio Santana elogiou a proposta do Gestão Presente, destacando, inclusive, a proximidade que a ação promove entre a Administração Superior e as demais sedes da Instituição.

“O próprio nome do programa, Gestão Presente, já o conceitua. A Administração Superior deixa o seu gabinete, na Capital, e vem ao encontro da realidade vivenciada em cada regional deste Estado, aproximando e ouvindo os reclames, apresentando tratativas do orçamento e informações políticas, debatendo o plano estratégico. Enfim, apresentando uma verdadeira prestação de contas do seu comando”, afirmou Iwace Santana.

Democratizando a gestão

Para o defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos, as edições do Gestão Presente têm oportunizado conhecer ainda mais a realidade de Regional e democratizar a colaboração de membros e servidores.

“A proposta do Programa é a participação de todas as Regionais [sedes e unidades] no processo de elaboração do planejamento estratégico. Esta iniciativa nos coloca a par das demandas específicas de cada localidade e democratiza a participação do nosso corpo funcional no estabelecimento de ações futuras, porque nós levamos a palavra da Administração Superior, o que idealizamos, mas não deixamos de ouvir cada sugestão, informação ou crítica que tenham a nos apresentar”, enfatizou Fábio Monteiro.

Membros participantes

Também estiveram presentes nas ações do Programa em Gurupi as defensoras públicas Chárlita Teixeira da Fonseca Guimarães, Cristiane Japiassu, Daniela Marques, Lara Gomides, Maria Cristina da Silva, Mônica Prudente Cançado, Pollyana Lopes Assunção, Rudicléia Barros e Silvânia Barbosa de Oliveira Pimentel, e os defensores públicos Iwace Antônio Santana, Freddy Alejandro, Hud Ribeiro, José Alves [Kita] Maciel, Leandro de Oliveira Gundim e Magunus Kelly.

Equipe Gestão Presente

Além do defensor público-geral Fábio Monteiro, também compuseram a comissão do Gestão Presente na edição no sul do Estado, o superintendente de defensores públicos, Murilo da Costa Machado; o diretor da Regional de Palmas, Leonardo Coelho; o superintendente de Administração e Finanças, Francisco Góis; a coordenadora de Gestão de Pessoas, Tatiana Passarini Scarceli; e a coordenadora da equipe Multidisciplinar, Vanessa Sales.

O Programa

O Gestão Presente percorre as sedes administrativas da Defensoria a fim de promover uma aproximação ainda maior com a realidade das Regionais, dialogar e trocar experiências com gestores e profissionais, além de informar membros, servidores e colaboradores sobre as tratativas políticas e orçamentárias realizadas no âmbito da Administração Superior.

Iniciado em 2017, as edições focaram nas demandas das Regionais. No ano passado, informação e conhecimento estiveram em pauta com a promoção de workshops sobre comunicação, sobre o software Solar e equipes multidisciplinares, além dos debates e troca de informações, já previstos no Programa.

Em 2019, com a participação de membros e servidores das unidades da Defensoria (até então participam as equipes das sedes das Regionais), o Programa se propõe a ampliar o alcance e colaborar ainda mais para uma gestão eficiente, participativa e de resultados.

Próximas edições

Após as edições realizadas em Guaraí, Dianópolis, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Araguatins, Tocantinópolis, Araguaína e Gurupi, ainda estão previstas outras duas em Palmas e outra na Diretoria da DPE-TO em Brasília, ambas em datas a serem definidas.

keyboard_arrow_up