edit Editar esse Conteúdo

Defensoria em Araguaína prestigia lançamento da campanha da CNBB sobre políticas públicas

Publicado em 14/03/2019 16:33
Autor(a): Keliane Vale
Defensoria em Araguaína prestigia lançamento da campanha da CNBB sobre políticas públicas - Foto: Keliane Vale

Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, a Campanha da Fraternidade 2019 foi lançada em Araguaína, nesta quarta-feira, 13, pela Diocese de Tocantinópolis. O defensor público Sandro Ferreira participou da abertura oficial da programação da campanha da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB).

Segundo o defensor público, além de parceira, a DPE-TO tem como obrigação cobrar políticas públicas. Ele destacou que “toda vez que houver um discurso para reduzir a estrutura de Estado se traduz em reduzir políticas públicas que já funcionam em precariedade”, disse.

Participaram da mesa de acolhimento, o bispo diocesano Giovane Pereira de Melo, que destacou que o tema impacta a todos, especialmente neste tempo de perda de direitos.

Também integraram a mesa o presidente da subseção em Araguaína da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Quezado, e o coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Edmundo Rodrigues.

O lançamento contou ainda com uma mesa de debate intermediado pela professora Helena Mendes, com participação do defensor Sandro Ferreira, juiz do Trabalho Leador Machado, professora Carmem Hannud, vereador Geraldo Silva e o assessor da CNBB, padre Nelito Dornelas, onde os integrantes abordaram temas como: a dignidade humana como finalidade das políticas públicas, contexto histórico de formação das políticas públicas e o papel da Igreja Católica nesse movimento.

Lema

O lema deste ano é “Serás libertado pelo direito e pela justiça” e é intensificada na quaresma. Segundo a CNBB, o objetivo é chamar a atenção dos cristãos para o tema das políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática os direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.

O texto-base da campanha descreve, entre outros tópicos, sobre o ciclo e etapas de uma política pública e faz a distinção entre as políticas de governo e as políticas de Estado, bem como apresenta as formas mais comuns de participação nas políticas públicas, como audiências públicas, conselhos paritários, conferências, fóruns e reuniões e movimentos sociais.

Campanha

Desde a sua primeira ação, em 1962, a Campanha da Fraternidade é uma ação ampla de evangelização realizada anualmente no tempo da Quaresma. O principal objetivo é despertar a solidariedade dos cristãos e da sociedade a respeito de um problema real que atinge a sociedade brasileira, buscando caminhos e soluções para enfrentar e solucionar tais problemas. Fonte: CNBB.

keyboard_arrow_up