edit Editar esse Conteúdo

Em mediação na DPE-TO, Sesau promete desafogar fila para cirurgia de artroplastia de quadril

Publicado em 13/07/2018 14:48
Autor(a): Cinthia Abreu
Mediação contou com a participação de pacientes que estão na fila de espera para cirurgia de artroplastia de quadril - Foto: Loise Maria

Quatro ou mais anos de fila de espera nos hospitais públicos do Tocantins, sem condições de trabalhar e sem previsão para cirurgia. Este é o quadro atual da maioria dos pacientes que aguardam por cirurgia de artroplastia de quadril no Estado, parte deles assistidos da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por intermédio da Central de Atendimento à Saúde (CAS).

Porém, tal quadro poderá ser modificado em breve, com um mutirão de cirurgias de artroplastia realizado pelo governo do Tocantins, através da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau). A promessa foi feita pelo superintendente de Assuntos Jurídicos da Sesau, Gustavo Jaime Coelho, que representou a Secretaria em reunião de mediação realizada nesta sexta-feira, 13, na sede da DPE-TO, em Palmas.

O encontro foi mediado pelo defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, coordenador do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) com apoio da supervisora da CAS, Manuzy Amorim, e contou, ainda, com a participação de cerca de dez pacientes e familiares de pacientes da fila de espera por cirurgia de artroplastia de quadril.


Defensoria

Na ocasião, o Defensor Público e a Supervisora da CAS falaram sobre a urgência na realização de tais cirurgias. Já os pacientes alegaram as dificuldades geradas pela demora, como gastos e alergias com medicamentos, infecções e longos períodos de internações, dentre outros problemas.

O representante da Sesau disse que as cirurgias de artroplastia estão suspensas em razão da falta de materiais cirúrgicos, mas encontra-se em andamento – segundo ele –  o processo de compra e há um aumento de itens na licitação para atender mais pacientes.

Ainda de acordo com o superintendente da Sesau, a previsão de entrega das próteses será na próxima semana e, desta forma, será agendado, com urgência, a cirurgia para todos os pacientes da fila de espera. O plano cirúrgico será uma média de sete a 10 cirurgias por semana.

Para o Defensor Público, o acordo é de extrema importância para garantir a resolução do problema de forma extrajudicial. Porém, caso não sejam cumpridos os encaminhamentos, será postulado nos autos o bloqueio dos valores dos materiais em cada processo.


Artroplastia de quadril

A artroplastia de quadril é uma cirurgia ortopédica utilizada para substituir a articulação natural do quadril por uma prótese de metal, de polietileno ou de cerâmica.

Geralmente, é utilizada em idosos com desgaste na articulação, devido à artrose, artrite reumatoide ou espondilite anquilosante, no entanto, também pode ser utilizada em pacientes jovens, caso aconteça fratura do colo do fêmur, por exemplo.


keyboard_arrow_up