edit Editar esse Conteúdo

Mês da criança com vasta programação na Defensoria Pública

Publicado em 09/10/2017 16:18
Autor(a): Cinthia Abreu
Mês da criança com vasta programação na Defensoria Pública - Foto: Loise Maria

O dia 12 de outubro – Dia das Crianças – está chegando, mas a comemoração especial para o público infantil na DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins acontece durante o mês todo. Diversas atividades voltadas para as crianças vão rechear a programação deste mês de outubro nas diversas unidades da Instituição. A programação deste mês está recheada com muitas atividades para filhos de Assistidos, para os filhos de Servidores da Instituição e para crianças de abrigos.


Nesta terça-feira, 9, os filhos dos Assistidos da DPE-TO participam de mais uma edição do projeto “Faça uma Criança Feliz”. A programação acontece no auditório da sede da DPE-TO em Palmas, a partir das 14h30, com estimativa de público de mais de 50 crianças.  Na ocasião, haverá Show de Talentos, com apresentações culturais dos próprios filhos de Assistidos, com música, dança, teatro e até karatê; o Coral Canto Nobre, formado por Servidores da Defensoria Pública, apresentará a esquete teatral “A Baratinha”, com interpretação de música e teatro; e Servidores da Instituição apresentarão Show de Mágica, além da distribuição de brinquedos e kits de lanche.


Nesta quarta-feira, 11, a Diretoria Defensoria Pública em Paraíso do Tocantins também terá atividades com o projeto “Faça uma Criança Sorrir. A programação será para as crianças do Abrigo Institucional do município e será realizada às 14h30, no auditório da DPE em Paraíso. Atividades de recreação e sessão de filmes estão previstas.

Já a Sexta Cultural da DPE-TO deste mês será em alusão ao Dia das Crianças, no dia 20 de outubro, das 14 às 17 horas, no auditório da Instituição em Palmas. A programação será voltada para os filhos de Membros e Servidores e contará com Cineminha, com exibição do filme “Pets – A Vida Secreta dos Bichos”, lanche e Show de Talentos. Será cobrada uma taxa de R$ 15,00 por criança e as inscrições podem ser feitas até o dia 17 de outubro, na sala do Cerimonial (5º andar da sede) ou na Gestão de Pessoas (Anexo I).


Para as crianças de abrigos da Capital será realizado o projeto “Transforme uma vida: apadrinhe uma criança”, no dia 21 de outubro. As atividades serão realizadas no Lar Batista F.F. Soren, em Luzimangues, a partir das 8 horas. O projeto pretende atender cerca de 70 crianças com café da manhã, almoço, lanche, teatro, pintura facial, oficina circense, brincadeiras e entrega de presentes e kits de higiene.



Brinquedotecas

As brinquedotecas de Norte a Sul do Estado estarão especialmente decoradas para receber as crianças durante todo mês com atividades lúdicas. Serão oferecidas oficina de pintura, contação de histórias, apresentações artísticas, cinema e muitas brincadeiras.


No município de Porto Nacional, a equipe foi além do entretenimento para a comunidade. A programação deste mês foca a educação do público infantil e pais contra o abuso sexual. Para isso, serão realizadas rodas de conversas, diariamente em horário de expediente, com os filhos dos Assistidos que procuram o serviço na Instituição. Conforme a pedagoga Faraildes Rodrigues Miranda, responsável pela brinquedoteca em Porto Nacional, o objetivo da ação é orientar o público infantil para a promoção da autodefesa contra o abuso e exploração sexual. As atividades pedagógicas envolvem orientações, bate papo com os Assistidos e exposição de vídeos educativos relacionados ao tema. “A orientação de prevenção do abuso sexual às crianças é importante para que elas aprendam a se defender e a quem solicitar apoio quando necessário”, considera a pedagoga.


De acordo com a defensora pública Larissa Pultrini, coordenadora do Nudeca, as atividades são importantes para resgatar a pureza das crianças, aliviando o sofrimento a que se sujeitam por circunstâncias alheias as suas vontades. “Crianças precisam viver a infância na plenitude, com estudos e brincadeiras para o seu desenvolvimento e a nossa ação pretende oportunizar um momento de descontração para elas”, defende.



Agenda

Dia 10 de outubro – Faça uma Criança Feliz – auditório da DPE em Palmas

Dia 11 de outubro – Faça uma Criança Sorrir – auditório da DPE em Paraíso do Tocantins

Dia 20 de outubro – Sexta Cultural– auditório da DPE em Palmas

Diariamente em horário de expediente – Roda de conversa contra abuso sexual infantil – Defensoria Pública em Porto Nacional

keyboard_arrow_up