edit Editar esse Conteúdo

Após recomendação da DPE-TO, lixo no HRA é recolhido

Publicado em 26/06/2017 16:24
Autor(a): Keliane Vale
Após recomendação da DPE-TO, lixo no HRA é recolhido - Foto: Keliane Vale

A DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins ao tomar conhecimento de preocupante situação envolvendo acúmulo de lixo hospitalar nas dependências do HRA – Hospital Regional de Araguaína, expediu recomendação, no último dia 23, para que a Direção da unidade tomasse as providências necessárias para cessar o perigo de contaminação hospitalar. Nesta segunda-feira, 26, a Sesau – Secretaria da Saúde do Tocantins informou que a coleta foi regularizada.

Para o defensor público Sandro Ferreira, coordenador do NUAmac – Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas da DPE-TO, em Araguaína, a complexidade e gravidade do problema ensejam preocupação, pois o lixo hospitalar exige coleta e descarte com logística diferenciada. “A não prestação do serviço em questão em uma unidade do porte do HRA gera um imenso agravamento do risco de contaminação hospitalar, perigo extensível a toda comunidade que convive naquele ambiente e proximidades”, ressaltou o coordenador.

No pedido, ele ressalta a necessidade de a unidade informar sobre a existência, ou não, de plano emergencial alternativo para situações semelhantes à experimentada de falha na prestação do serviço. “Caso haja resposta negativa para a última solicitação, já recomendamos a criação de um protocolo emergencial, vez que a coleta dos resíduos no Hospital Regional de Araguaína não pode sofrer descontinuidade”, disse Ferreira.

keyboard_arrow_up