edit Editar esse Conteúdo

“Defensoria Itinerante” atende em mais quatro municípios

Publicado em 13/06/2017 14:48
Autor(a): Cinthia Abreu / Clédiston Ancelmo
“Defensoria Itinerante” atende em mais quatro municípios - Foto: Divulgação

Mais uma edição do projeto “Defensoria Itinerante” foi concluída nos municípios de Buriti do Tocantins, Novo Acordo, Couto Magalhães e Centenário, na última quinta e sexta-feira, 8 e 9. O objetivo do projeto é aproximar o cidadão dos seus direitos, ampliando o acesso à justiça e levando serviços jurídicos gratuitos aos municípios que não tem sede da Instituição, bairros afastados, comunidades rurais e localidades isoladas. A maior demanda foi na área da família, com atendimentos relativos à pensão alimentícia, divórcio, guarda de menores, regulamentação de visita de filhos e inventário (relacionados à herança de pessoa falecida) e investigação de paternidade.

Foram oferecidos ainda pelos Defensores Públicos e Servidores de cada regional, atendimentos nas áreas cível, infância e adolescente, saúde, criminal, tutelas coletivas, direitos humanos, dentre outras. No município de Buriti do Tocantins, por exemplo, o trabalhador rural Francisco Mendes da Silva ficou contente com o atendimento. Ele tem 34 anos, nunca tirou registro de nascimento e procurou a Defensoria Pública para regularizar a sua situação.

Em Novo Acordo, por exemplo, município localizado na região central do Estado, foram realizados 48 atendimentos. E em Buriti do Tocantins, que fica no extremo norte, região conhecida como Bico do Papagaio, 49 atendimentos. E em Couto Magalhães, município na região noroeste do Tocantins, foram 38 atendimentos realizados. Os números demonstram a necessidade da presença da Defensoria Pública nessas localidades mais afastadas.

"Pudemos constatar a importância da ida da Defensoria Pública em localidades onde não existem unidades de atendimento, quando presenciamos questões das mais comuns em nossa rotina que se arrastam por anos, por ausência de condições financeiras de se deslocar até a sede da regional. Atender essa comunidade traz uma sensação de que estamos cumprindo nosso papel como agentes de transformação social", avalia o defensor público Gidelvan Sousa Silva, que realizou atendimento na cidade de Buriti do Tocantins.

A próxima edição do Defensoria Itinerante será realizado na sexta-feira, 23, em Rio Sono.

keyboard_arrow_up