edit Editar esse Conteúdo

Defensor público-geral prestigia solenidade de encerramento do projeto Tocantins 100% Biométrico

Publicado em 02/06/2017 18:00
Autor(a): Autor não informado
Defensor público-geral prestigia solenidade de encerramento do projeto Tocantins 100% Biométrico - Foto: Rose Dayanne

O defensor público-geral Murilo da Costa Machado participou nesta sexta-feira, 2, da solenidade de encerramento do Projeto Tocantins 100% Biométrico, na sede do TRE-TO – Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, com a presença presidente do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, e da presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente, entre outras autoridades.

O Tocantins é o primeiro estado do país a concluir o cadastramento biométrico dos eleitores em 2017, juntando-se a outras quatro unidades da federação que fecharam em anos anteriores. Assim, nas eleições de 2018 todos os eleitores tocantinenses estarão aptos a votar por meio da identificação das digitais, garantindo um processo eleitoral ainda mais seguro. 

“Na maioria das vezes é o cidadão hipossuficiente que é prejudicado por fraudes no processo eleitoral,  quando tem seu direito ao voto violado, porque outra pessoa votou em seu nome. Hoje o Tocantins dá exemplo ao se tornar um estado 100% biométrico, garantindo ao cidadão que as eleições serão totalmente protegidas de qualquer tipo de violações e fraudes ou de burla”, destaca o Defensor Público-Geral.

O ministro Gilmar Mendes também parabenizou o Estado por ser o primeiro estado em 2017 a concluir o cadastro e ressaltou como a empreitada foi desafiadora tendo em vista a dimensão do Tocantins. “Foram mais de 275 mil eleitores biometrizados nessa última fase, envolvendo 17 zonas eleitorais e 65 municípios. Tal sucesso certamente é resultado da união de esforços e do empenho dos Magistrados, servidores e colaboradores, além do apoio imprescindível de toda comunidade e dos cidadãos que responderam o chamado da Justiça Eleitoral para realizar o recadastramento”, afirma.

Histórico

A coleta dos dados biométricos no Tocantins começou a ser realizada em 2009. Nas três primeiras etapas foram cadastrados 390.558 eleitores distribuídos em 20 municípios.

Já a quarta etapa da revisão biométrica foi iniciada em junho de 2015 onde foram cadastrados 287.031 eleitores de 12 Zonas Eleitorais, abrangendo 53 municípios do Estado.

Texto: Rose Dayanne Santana com informações TRE-TO

keyboard_arrow_up