A população dos municípios de Couto Magalhães, São Valério da Natividade e Santa Maria do Tocantins foi beneficiada na sexta-feira, 26, com atendimentos do “Expedição Cidadã”, uma ação do projeto Defensoria Itinerante, com objetivo de aproximar o cidadão dos seus direitos, ampliando o acesso à justiça e levando serviços jurídicos gratuitos aos municípios que não tem sede da Instituição.
Além dos moradores dos municípios, pessoas das regiões circunvizinhas procuraram as equipes da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins para receber atendimentos nas áreas da família, cível, saúde, entre outras.
Em Couto Magalhães, foram cerca de 40 atendimentos, realizados pelo defensor público Adir Pereira Sobrinho. Já em São Valério de Natividade, foram 19 atendimentos, feitos pela defensora pública Maria Cristina. No município de Santa Maria, os defensores públicos Teresa de Maria e Pedro Alexandre atenderam 24 casos e também foi realizada uma reunião com o Município para tratar de parcerias e apoio às atividades da Instituição a serem desenvolvidas na cidade. Em todas as edições, os defensores são auxiliados por analistas jurídicos e assistentes, e algumas vezes por profissionais da Equipe Multidisciplinar.
Participe
Para participar, acompanhe a agenda de itinerantes divulgada no site da Defensoria Pública e procure os locais de atendimento, portando a documentação pessoal: RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento (de todos os envolvidos), comprovante de renda e de residência; e ainda outros documentos relacionados ao assunto do atendimento. Por exemplo, no caso de demanda de saúde, laudos médicos, receitas, exames. É importante estar atento também ao perfil do assistido da Instituição.
Texto: Rose Dayanne Santana