A campanha “Faça Bonito” pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes, levou palestras às crianças e adolescentes de cinco escolas no Bico do Papagaio. A programação contou com palestras ministradas pela equipe multidisciplinar da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, regional de Tocantinópolis, e distribuição de panfletos informativos.
Os estudantes participaram, explicando os principais direitos da criança e do adolescente, foi destacado o direito à proteção pelos pais, comunidade, escola, entre outras instituições. Também foram abordados assuntos pertinentes aos deveres dos adolescentes, principalmente a construção da cidadania e a importância de traçar objetivos de vida e futuro, e da necessidade de planejamento e metas para alcançá-los.
O principal objetivo da campanha, o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, foi tratado ao abordar questões alusivas à afetividade, como o carinho e o toque saudáveis, alertando ao que pode ser caracterizado como violência sexual e quando devem desconfiar e alertar às pessoas de confiança. Com os pais foi abordada a importância da vigilância, da escuta das crianças e adolescentes, da atenção ao comportamento e sinais que elas podem transparecer, como tristeza, isolamento, medo, mudanças extremas de comportamento, vergonha excessiva, mudanças de hábitos alimentares, padrão de sono perturbado, brincadeiras de caráter sexual, entre outras.
A equipe enfatizou o Disque 100 como alternativa de denúncia e busca de apoio, além de apresentar os órgãos que podem ajudar na defesa da criança e do adolescente: CRAS, Creas, Defensoria Pública, Ministério Público, Conselho Tutelar, Delegacia da Criança e do Adolescente, a escola, e outras instituições.
Escolas
As palestras contemplaram cinco escolas entre os dias 15 a 17 de maio. Três no município de Nazaré: Escolas Municipais Santo Antônio e Mariano Morais – unidades rurais, e Escola Estadual Dom Cornélio Chizzini; e a Escola Municipal Walfredo Campos Maia, em Tocantinópolis.
Também foi realizada palestra na Escola Paroquial Cristo Rei, em Tocantinópolis, com o tema “família afetiva”, em comemoração ao Dia da Defensoria e do Defensor Público, comemorados em 19 de maio.