Servidores da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, os jornalistas Clédiston Ancelmo (coordenador de jornalismo) e Alessandra Bacelar (licenciada para mandato de presidente no Sindicato de Jornalistas) foram homenageados na sessão solene em homenagem aos nordestinos residentes em Palmas, na tarde desta quarta-feira, 17, na Assembleia Legislativa do Estado Tocantins. Ancelmo é da cidade de Petrolina (PE) e reside no Tocantins desde 2002 e Alessandra é de Crateús (CE) e também está em Palmas desde 2002.
A solenidade contou com apresentação da Orquestra Sânfônica Graciosa, do músico Fernando Max, apresentação de textos de cordel e os homenageados receberam certificado pela participação efetiva na estruturação do Estado do Tocantins.
Uma iniciativa da organização “Nação Nordestina”, a proposta é do presidente da Casa, deputado Mauro Carlesse (PHS), que também presidiu a sessão. “É uma homenagem merecida, pois reconhecemos a importância de tantos cidadãos nordestinos que deixaram seus Estados de origem e contribuíram com seu conhecimento, cultura, tradições e mão de obra para a construção de Palmas”, justificou.
A Estiveram presentes na sessão os deputados Alan Barbiero (PSB), Amália Santana (PT), Elenil da Penha (PMDB), Eli Borges (PROS), Jaime Café (DEM), Jorge Frederico (PSC), Mauro Carlesse (PHS), Nilton Franco (PMDB), Solange Suailibe (PT), Wanderlei Barbosa (SD), Valderez Castelo Branco (PR), Paulo Mourão (PT) e Zé Roberto (PT). Durante a sessão foram homenageadas cerca de 60 pessoas, entre professores, empresários, servidores públicos, religiosos e jornalistas, dentre outros. A sessão contou ainda com a presença do arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito, e do secretário municipal de Educação, Danilo de Melo Souza.
Festa
As comemorações continuam no sábado, 20, com a realização do tradicional Encontro de Nordestinos. A festa está na quarta edição e será animada pelo Trio Nordestino, que vai lançar o novo CD, no Restaurante Panela de Barro (antigo Rancho Bahia), a partir das 21 horas. Também vão se apresentar no palco Antista do Acordeon e Trio Baú.
A organização promete uma grande festa, com muito forró pé de serra e comidas típicas, com a participação dos mais de 60 homenageados, familiares e amigos. Idealizado pelo líder do grupo Nação Nordestina, Walter Nordestino, o Encontro dos Nordestinos é uma forma de reunir anualmente pessoas daquela região e que, de alguma forma, contribuem com o desenvolvimento do Tocantins. “Estamos na quarta edição desse grande encontro, que cresce a cada ano. É um prazer reunir tantos talentos, amigos e conterrâneos, numa festa como essa”, afirmou Nobre.