edit Editar esse Conteúdo

A violência de gênero afeta toda sociedade, destaca Defensora Pública em sessão na AL

Publicado em 08/03/2017 16:41
Autor(a): Autor não informado
A violência de gênero afeta toda sociedade, destaca Defensora Pública em sessão na AL - Foto: Loise Maria

Durante a Sessão Solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, realizada nesta quarta-feira, 8, na Assembleia Legislativa do Tocantins, a coordenadora do Nudem – Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos das Mulheres, defensora pública Vanda Sueli Machado de Souza Nunes, usou a tribuna para alertar sobre a luta pelos direitos das mulheres, o combate a violência e a igualdade de gênero.

“A violência de gênero é o pior tipo de violência, ela afeta não só as mulheres, mas toda a sociedade. É uma realidade triste que vivenciamos no Brasil, no Tocantins,no mundo. O machismo mata todos os dias”, destacou.

De acordo com Vanda Sueli, a Defensoria Pública, enquanto integrante do sistema de justiça, juntamente com o Poder Legislativo, que atua na construção das leis, e o Executivo, têm a missão de implementar políticas públicas para as mulheres. “Não queremos que o Tocantins continue a figurar no topo dos índices de violência contra a mulher, precisamos mudar isso”, alertou.

A Defensora Pública, que também esteve presente no ato organizado pelo Coletivo Estadual Frente Brasil Popular e outros movimentos sociais no Auditório da AL, ressaltou a missão da Instituição em contribuir com as lutas dos movimentos sociais, que denunciavam os impactos da PEC 287, a qual trata da Reforma da Previdência na vida das mulheres.

“Neste 8 de Março na Defensoria Pública, no Nudem, paramos, em favor das mulheres que não podem parar, as trabalhadoras doméstica, do campo, das florestas, das águas, as mulheres negras, que serão drasticamente penalizadas se a PEC 287 for aprovada. É missão da Defensoria Pública estar junto com os movimentos sociais e as minorias que assistimos diariamente na Instituição”, afirmou.

Na oportunidade, Vanda Sueli convidou os presentes para participar da Parada das Mulheres Tocantinenses, com concentração na Praça dos Girassóis, próximo à Assembleia Legislativa, a partir das 16h30, nesta quarta-feira, 8.

Sessão Solene

Presidida pela deputada estadual Luana Ribeiro, a Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher homenageou postumamente as jornalistas Maria Arienar e Olga Cavalcante, a servidora da Casa, Maria de Nazaré do Carmo Silva. Também receberam o “Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva”, popularmente conhecida como Dona Miúda, a delegada Cinthia Paula de Lima, a juíza federal Denise Dias Dutra Drumond e a professora Neura Mota Martins, cuja atuação foi destaque no cenário estadual.

Texto: Rose Dayanne Santana

keyboard_arrow_up