A DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins conta agora com uma equipe de brigada de incêndios, após a formação de 46 servidores, que participaram do curso de brigadistas, realizado pelo Corpo de Bombeiros do Estado.
De acordo com o coordenador de Manutenção e Serviço da DPE-TO, Thiago Germano dos Santos, o objetivo foi capacitar os servidores sobre prevenção e combate aos pequenos incêndios.
O curso, regularizado pela Norma Técnica 12 do Corpo de Bombeiros, foi dividido em duas turmas, uma nos dias 06 e 07, e outra nos dias 17 e 18, de outubro, com aulas ministradas pelo cabo Bismarck Marques, integrante da Diretoria de Ensino do Corpo de Bombeiros, responsável pela formação em brigadas. De acordo com o Marques, a formação da brigada de incêndio é uma exigência da Lei Estadual 1.787/2007, que dispõe sobre a Segurança contra Incêndio e Pânico em edificações e áreas de risco no Estado do Tocantins.
O curso teve carga horária de 16 horas, contemplou atividades teóricas e práticas, para estimular a integração entre os participantes e permitir a formação adequada com táticas contextualizadas. Foram repassadas informações sobre primeiros-socorros, como fazer massagem cardíaca, como agir em uma situação de risco, o que fazer primeiro no caso de uma tragédia, como apagar os tipos de incêndio explicando qual o extintor certo a ser utilizado, identificar os equipamentos de segurança como hidrante, alarme, extintor, entre outros.
“Ao final do curso as pessoas estarão aptas a agir na prevenção e no combate a princípio de incêndio avaliar os riscos de incêndio, evacuar a área com segurança, identificar alarme de incêndio, acionar e auxiliar a equipe de bombeiro quando chegar no local do sinistro”, explicou Marques.
Para o prestador de serviços Jovenis dos Santos Silva foi muito importante participar do curso. “Foi muito bom para aprendermos como agir em situação de riscos e se defender de incêndios”, contou.