edit Editar esse Conteúdo

Dia da Defensoria e do Defensor Público terá programação diversificada

Publicado em 16/05/2016 17:04
Autor(a): Clédiston Ancelmo
Dia da Defensoria e do Defensor Público terá programação diversificada - Foto: Loise Maria

Na próxima quinta-feira, 19, é comemorado o Dia Nacional da Defensoria Pública e o Dia do Defensor Público. A data vem sendo lembrada durante todo o mês de maio, que foi denominado de “Maio Verde” para homenagear a atuação das Defensorias no país. No Tocantins, será realizada uma programação especial esta semana.

Na quarta-feira, 18, às 10 horas, acontece uma Sessão Solene no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins em alusão ao Dia Nacional da Defensoria Pública e o Dia do Defensor Público.

No mesmo dia, às 14 horas, será lançada a primeira edição da Revista Jurídica ADSUMUS, uma publicação da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins. A Revista foi elaborada pelo CEJUR – Centro de Estudos Jurídicos da DPE-TO, em parceria com a UFT – Universidade Federal do Tocantins e ADPETO – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins. Um trabalho de excelência voltado para a valorização do ser humano e para o aprimoramento do sistema jurídico. Logo após os defensores públicos de todo o Estado participam de uma Reunião Ordinária onde serão apresentados os principais Projetos Estratégicos de 2016 da Instituição. À noite, a partir das 20 horas, acontece uma Roda de Conversa Livre na sede do Clube da Adpeto.

Na quinta-feira, 19, o dia será dedicado ao esporte com a realização da 6ª Copa Adpeto. As competições começam às 8 horas com vôlei de praia. Às 17 horas será a vez do futebol society.

Na sexta-feira, 20, encerrando a programação acontece a Assembleia Geral Extraordinária da Adpeto, às 9 horas na Sala do Conselho Superior da DPE-TO. E às 22 horas aposentados e ex-defensores receberão homenagens no Clube da Adpeto.


Data

O dia 19 de maio foi escolhido para comemorar o Dia Nacional da Defensoria Pública e do Defensor Público em homenagem ao Santo Ivo de Kermartin, que faleceu nesse dia, em 1.303, na França. Ivo Hélory de Kermartin, Ivo de Tréguier ou, como é mais conhecido, Santo Ivo, era doutor em Teologia, Direito, Letras e Filosofia, e dedicou sua vida à defesa dos pobres, órfãos, viúvas e todos aqueles considerados desassistidos de fortuna. Patrono e modelo dos advogados, entregou-se à defesa dos pobres e oprimidos contra os poderosos. A data foi instituída no Brasil em 2002.


Atuação

A DPE-TO conta atualmente com 112 Defensores Públicos nomeados e aproximadamente 600 Servidores, que conjugam esforços para cumprir a missão de garantir a assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual.


A Instituição está presente em 42 Comarcas, ou seja, sedes em 42 municípios do Tocantins, com nove Núcleos Regionais localizados nas cidades de Palmas, Araguaína, Paraíso do Tocantins, Guaraí, Dianópolis, Gurupi, Porto Nacional, Tocantinópolis, Araguatins; e um Núcleo de Representação em Brasília, e ainda 12 Núcleos de Atendimento Especializado.  A Defensoria Pública do Tocantins atua nas áreas: cível, família, fazenda pública, criminal, infância e juventude, realizando também atendimentos especializados à mulher, ao idoso e ao consumidor; além de oferecer acompanhamento psicossocial aos Assistidos.

keyboard_arrow_up