O “Bazar Três Pontos”, projeto da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, está de volta com exposição mensal no Fórum de Palmas. As peças estão à venda no hall do Fórum, de 9 às 15 horas, até a próxima sexta-feira, 8. Os produtos são confeccionados pelas egressas e reeducandas da UPFP - Unidade Prisional Feminina de Palmas.
Estão à venda tapetes, almofadas, colchas, pesos de porta, prendedores de cabelo, jogos de mesa, sapatos de bebê, bonecas e até roupas, tudo feito com crochê. As peças variam de R$ 30,00 a R$ 300,00 e são produzidas e vendidas pelas reeducandas da unidade prisional, autorizadas a participar da ação pelo juiz, levando em consideração além do trabalho social, o bom comportamento.
O projeto foi idealizado pela defensora pública Maurina Jácome, com a ajuda da assistente social Simone Martins, numa referência ao trabalho, liberdade e geração de renda. De acordo com a Defensora Pública, responsável pela área de execução penal, o Bazar para elas é uma oportunidade de ressocialização, de mostrar que são capazes de produzir enquanto cumprem pena e que estão buscando condições de retornar ao convívio social com novas oportunidades. A proposta é realizar a feira mensalmente no Fórum de Palmas.
Bazar
Concebido em maio de 2013, o “Bazar Três Pontos” é uma realização da Defensoria Pública do Estado do Tocantins em prol da ressocialização das reeducandas, oportunizando também a remição da pena, já praticada pela Unidade Prisional. As reeducandas devem produzir no mínimo 10 peças por mês, a fim de remir 10 dias de pena.
Texto: Cinthia Abreu