edit Editar esse Conteúdo

Acadêmicos conhecem carreiras públicas e atendimento da DPE-TO

Publicado em 21/03/2016 17:03
Autor(a): Keliane Vale
Acadêmicos conhecem carreiras públicas e atendimento da DPE-TO - Foto: Keliane Vale

Levando ao ambiente acadêmico a importância da Defensoria Pública para o sistema de justiça, o defensor público Rubismark Saraiva Martins e a analista jurídica Glauciana Montelo ministraram palestra a acadêmicos dos cursos de Administração e Direito da FACDO – Faculdade Católica Dom Orione na sexta-feira, 18.

O Defensor Público, em suas considerações, destacou que a vocação da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins é promover acesso à justiça. “Não tem uma comarca do Estado sem a presença de uma Defensoria Pública, não é todo Estado que tem isto, mesmo as Defensorias tradicionais. É um orgulho em tão pouco tempo ver as sedes administrativas tiradas do improviso”.

Saraiva incentivou os estudantes da área a buscarem a carreira de Defensor Público. “É gratificante exercer esta profissão, já que o assistido confia na Defensoria Pública a solução do impasse que o aflige; é fundamental no atendimento reconhecer que estamos lidando com alguém cujo problema tem proporções imensuráveis e que isso não pode ser menosprezado”, pontuou.

Image title

Já a analista jurídica Glauciana Montelo falou sobre o Quadro de Servidores Auxiliares da DPE-TO e o atendimento prestado à população. Logo após a explanação respondeu aos questionamentos dos participantes. Com o novo Código de Processo Civil entrando em vigor, os participantes quiseram saber sobre os meios disponíveis para autocomposição. Segundo a palestrante, são medidas prioritárias a conciliação e mediação na Defensoria Pública, ela destacou o Numecon – Núcleo de Mediação e Conciliação como uma das bandeiras da instituição.

Para a professora Dênia Rodrigues Chagas Martinelli, a função da Defensoria Pública como tema abordado na palestra aos acadêmicos irá contribuir no âmbito do conhecimento e com isso aplicando a teoria com a prática.

Os estudantes demonstraram interesse em ingressar como estagiários na DPE-TO, o que também foi esclarecido, informando dos processos seletivos que são abertos através de edital de seleção pública elaborado pela Diretoria de Gestão de Pessoas e Folha de Pagamento da Instituição, com publicação no endereço: http://www.defensoria.to.def.br/site_home/documentos/edital.


Texto: Keliane Vale

keyboard_arrow_up