As mulheres da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins tiveram um dia bem diferente nesta sexta-feira, 11. Dentro da programação do mês dedicado às mulheres, o evento Sexta Cultural, que é realizado mensalmente pela Defensoria, dessa vez foi realizado com atividades voltadas principalmente para o público feminino que trabalha na Instituição.
Pela manhã a programação começou com uma apresentação especial do Coral Canto Nobre, formado por servidores da DPE-TO. Em seguida, a defensora pública Vanda Sueli, coordenadora do NUDEM – Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, fez a abertura oficial.
Ainda pela manhã, as mulheres assistiram a uma palestra com a nutricionista Melissa Montemor, sobre o tema alimentação saudável. Na conversa com as servidoras ela trouxe dicas importantes para a saúde.
Durante todo o dia as mulheres também participaram de um minicurso de automaquiagem. A consultora de vendas da Mary Kay, Carolina Resende, ensinou o passo a passo de como fazer uma maquiagem para o ambiente de trabalho. “Além de maquiagem nós falamos também sobre cuidados com a pele. A pessoa que se cuida ela tem uma autoestima mais elevada”, concluiu Carolina.
À tarde a programação contou com um minicurso de defesa pessoal que foi ministrado pelo professor Said Cassote. Ele repassou técnicas importantes de prevenção e também qual deve ser o comportamento das mulheres no caso de uma abordagem. “Cuidados simples como observar quem está na rua no momento que chegamos em casa ou quando saímos para o trabalho já é uma forma de nos protegermos”, disse o professor.
Para a coordenadora do NUDEM – Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, defensora pública Vanda Sueli, foi uma sexta-feira especial. “Foram informações bastante úteis que nós trouxemos esse ano. Nós pensamos em fazer uma coisa diferente para as nossas mulheres da Defensoria”, afirmou a defensora.
“A Sexta Cultural já é um evento tradicional aqui na Instituição. E para esta edição nós pensamos numa programação bem diversificada para agradar todas as mulheres da Defensoria. Estamos muito felizes com o resultado”, comemorou a superintendente administrativa e financeira da DPE-TO, Mounira Alves Hawat.
Texto: Clédiston Ancelmo