edit Editar esse Conteúdo

Defensor público Neuton Jardim é empossado Corregedor-Geral da Defensoria Pública

Publicado em 10/03/2025 14:05
Autor(a): Gisele França/Comunicação DPE-TO
O presidente do Colegiado, defensor público-geral Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, conferiu posse á nova gestão da Corregedoria para o biênio 2025-2027. - Foto: Marcos Miranda/Comunicação DPE-TO

Na sessão do Conselho Superior da Defensoria Pública também houve a posse da defensora pública Irisneide Ferreira no cargo de subcorregedora-geral da Defensoria Pública.


Durante a 4ª sessão extraordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (CSDP), realizada nesta segunda-feira, 10, o presidente do Colegiado, defensor público-geral Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, deu posse ao defensor público de classe especial Neuton Jardim dos Santos no cargo de corregedor-geral da Instituição (biênio 2025/2027). Como subcorregedora-geral, foi empossada a defensora pública de classe especial Irisneide Ferreira dos Santos.

Em seu discurso de posse, Neuton Jardim usou como referência trecho do poema de Fernando Pessoa: “(...) tudo vale a pena se a alma não é pequena”, para falar da missão que agora assume. “Vale a pena trabalhar com senso de responsabilidade, que estamos aqui porque, aqui, nós encontramos o nosso pertencimento, e vale a pena servir ao público com a carreira que busca a dignidade da pessoa humana. Vale a pena repensar e se colocar no lugar do outro, saber e rememorar que a nossa razão de se existir são aquelas pessoas invisíveis que, por vezes, não sabem nem mesmo da nossa existência. Vale a pena afirmar hoje, novamente, o compromisso de cuidar, de orientar, de modo que isso seja a base de sucesso, de ambiente agradável, de eficiência de equipe.”

Já Irisneide Ferreira se lembrou do crescimento da Corregedoria Geral da DPE- TO, que tem primado pela melhoria da Instituição. “Acreditamos que a cada dia aprendemos, melhoramos e crescemos. Que neste biênio nós tenhamos um trabalho contínuo de melhorar cada vez mais”, ressaltou.

O Defensor Público-Geral desejou sucesso à nova gestão: “Que seja de coisas leves, alegres, que busquem a melhor construção da Defensoria Pública. Vamos fazer, juntos, essa Defensoria uma coisa ainda maior, melhor e mais eficiente para o nosso usuário. Contêm conosco para seguirmos a nossa missão institucional”.

Prestigiando a solenidade, o prefeito de Figueirópolis, José Fontoura Primo, conterrâneo de Neuton Jardim, lembrou da luta do novo Corregedor-Geral para conquistar seu sonho profissional e o parabenizou pela nova conquista. “O povo de Figueirópolis se orgulha muito de você. Você chegou pela sua competência, pela sua humildade. Feliz demais por esse momento e que Deus possa te dar muito mais do que isso.”

Conselho Superior

A sessão extraordinária do Conselho contou com a presença de Arassônia Maria Figueiras, que encerrou o mandato de corregedora-geral da DPE-TO; da 1º subdefensora pública-geral do Estado, Estellamaris Postal; do 2º subdefensor público-geral do Estado, Danilo Frasseto Michelini; e dos conselheiros Marlon Costa Luz Amorim, Guilherme Vilela Ivo Dias, Larissa Pultrini Pereira de Oliveira Braga, Daniel Felício Ferreira, Leonardo Oliveira Coelho; da presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto), Karla Letícia de Araujo Nogueira, e do presidente do Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (Sisdep), Richards Bruno Rodrigues.

Presentes

Acompanharam a solenidade, membras(os), servidoras(es), familiares e amigos dos empossados, além de autoridades municipais de Figueirópolis: o vice-prefeito Fernando Fernandes, os vereadores Sanderley Júnior Ramos Melo e Geovan Gonçalves da Silva, e o ex-prefeito Fernandes Martins Rodrigues; o corregedor-geral do Ministério Público, Moacir Camargo de Oliveira, e os juízes de direito Agenor Alexandre, Gil Araújo Correia , Ana Paula Brandão Brasil e Roniclay Alves de Morais.

keyboard_arrow_up