A corregedora-geral da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, Estelamaris Postal, entregou ao defensor público-geral, Marlon Costa Luz Amorim, nesta quarta-feira, 9, o relatório completo de atividades da Defensoria em 2015. O documento tem por objetivo informar e divulgar os dados referentes às atividades realizadas pela DPE-TO no ano anterior, com fundamento no princípio da publicidade e transparência que regem a administração pública.
Os dados apontam que no ano passado foram realizadas mais de 330 mil atividades gerais, em todas as unidades da Defensoria no Estado. Um incremento de cerca de 20% em relação a 2014.
Durante a entrega do relatório foi destacada a importância dessas informações para definir as ações da Instituição. “Tudo que aconteceu na Defensoria em 2015 o relatório está transportando através de números. Com isso nós podemos conhecer melhor a instituição, ver onde estão as falhas e onde é necessário mais investimento”, disse a corregedora-geral
“O relatório representa a grande credibilidade que a defensoria tem no estado. Mostra que a responsabilidade social aumenta a cada dia pelo incremento nos atendimentos”, afirmou o presidente da ADPETO – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins, Neuton Jardim.
Segundo defensor público-geral Marlon Costa Luz Amorim o relatório anual da Corregedoria vai servir de referência. “Esses dados são extremamente importantes para definir as ações prioritárias para o exercício seguinte”, concluiu.
Durante a entrega do documento estavam presentes também o subdefensor público geral, Alexandre Augustus Lopes Elias El Zayek; o superintendente de defensores públicos Fabrício Barros Akitaya; e os servidores do setor de estatística da Corregedoria Geral, responsáveis pelo relatório, Carlos Tavares Nonato e Sávyo Jordan de Sousa Oliveira.
Avanços
Ano após ano, a Instituição vem melhorando as políticas de trabalho e aprimorando os métodos de apuração dos seus levantamentos estatísticos.
Junto com as melhorias no processo de atendimento ocorridas no último ano, como a implantação do SOLAR – Solução Avançada em Atendimento de Referência – e a integração do mesmo com o sistema E-PROC, surgiram novos desafios de gestão da informação, como por exemplo, compreender o real volume de processos judiciais e extrajudiciais gerenciados diariamente pela Defensoria em todo o estado, distribuir as atividades de forma equânime, e definir parâmetros de produtividade que auxiliem a Instituição a gerenciar o seu crescimento.
Todas as barreiras superadas figuram como impulso para a contínua busca pelo aperfeiçoamento, instante em que é importante destacar que todo e qualquer avanço conquistado, tem por objetivo final o atendimento ao assistido em sua integralidade, obedecendo todos os direitos garantidos em lei.
Texto: Clédiston Ancelmo