edit Editar esse Conteúdo

Com presença do Tocantins, encontro nacional de corregedores discute tecnologia

Publicado em 02/09/2024 11:49
Autor(a): Comunicação DPE-TO (Com informações da Ascom DPE-PR)
Representantes das Corregedorias Gerais das Defensorias Públicas - Foto: Daniel Caron/Ascom DPE-PR - Divulgação

A corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, Arassônia Maria Figueiras, participou da 77ª Reunião do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas (CNCG), realizada em Foz do Iguaçu nos dias 29 e 30 de agosto, na quinta e sexta-feira última.

Segundo o presidente do CNCG e corregedor da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE-RS), Marcelo Turela de Almeida, a troca de experiências, as reuniões do Conselho funcionam como parte da formação dos(as) corregedores(as) e um espaço para a troca e experiências com o objetivo de sempre melhorar o serviço.

“Essas nossas reuniões também são fomentadoras de mudanças, porque nas nossas conversas vamos vendo que os problemas são os mesmos, as demandas são muito parecidas. Aqui a gente obtém apoio, vamos conversando e moldando as nossas decisões”, destacou.

Durante a reunião, o defensor público-geral do Paraná, Matheus Munhoz, apresentou o projeto “Descomplica.def: humanizando a justiça através da tecnologia e da linguagem”, iniciativa da Defensoria do Paraná que, por meio da tecnologia, da acessibilidade e do uso da inteligência artificial substitui o vocabulário jurídico por termos e expressões conectadas com o dia a dia da população, permitindo que usuários e usuárias dos serviços da instituição acompanhem seus processos judiciais de forma autônoma e democrática. O projeto foi inscrito no Prêmio Innovare que tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

A próxima reunião ocorrerá em Manaus, nos dias 26 e 27 de setembro.




keyboard_arrow_up