edit Editar esse Conteúdo

Ao ser empossada, corregedora-geral da Defensoria destaca responsabilidade da função

Publicado em 08/03/2021 15:59
Autor(a): Keliane Vale / Comunicação DPE-TO
A solenidade de posse da nova corregedora-geral Arassônia ocorreu de forma virtual e foi transmitida pelo canal da DPE-TO no YouTube. - Foto: Reprodução do YouTube / Divulgação

Os próximos dois anos, biênio 2021/2023, a Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Tocantins estará sob o comando da defensora pública Arassônia Maria Figueiras, empossada no cargo nesta segunda-feira, 8, durante sessão solene virtual do Conselho Superior da Instituição.

“É com muita honra e senso de responsabilidade que assumo a Corregedoria da Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Agradeço a oportunidade de mais uma vez estar à frente deste órgão e enfrentar esse grande desafio”, destacou Arassônia Figueiras ao tomar posse. 

Em suas palavras, a nova Corregedora-Geral lembrou da missão à frente do órgão: “Procurarei assegurar a sua autonomia, transparência e eficiência, promovendo o diálogo e a valorização dos membros e servidores da nossa Instituição, com a adoção de medidas que viabilizem o nosso trabalho, principalmente nesses tempos de tecnologia”. 

Ao dar posse à nova corregedora-geral e à corregedora substituta, defensora pública Maria do Carmo Cota, a presidente do Conselho Superior, defensora pública-geral Estellamaris Postal, falou da satisfação de estar empossando duas mulheres em uma data representativa que é 8 de Março: “Fico muito feliz com essa posse, principalmente no dia que ela está ocorrendo, que é o Dia Internacional da Mulher, e para a alegria da Defensoria Pública nós temos duas mulheres com um legado de vida muito batalhador. Estamos juntas nesse processo e vamos trabalhar para que, cada dia mais, nossa Defensoria fique melhor", externou Estellamaris Postal. 

Em sua fala, a corregedora-geral substituta, defensora pública Maria do Carmo Cota, pontuou que a Corregedoria não tem um papel só de punir, mas sim de orientar e de fiscalizar, além das atividades dos membros ou servidores, se a administração pública está cumprindo seu papel constitucional. “Na qualidade de substituta, assumo a responsabilidade com os princípios constitucionais da administração pública e da Defensoria Pública e responsabilidades para com os nossos assistidos", disse. 

Agradecimento

Encerrando o mandato à frente da Corregedoria, a defensora pública Irisneide Ferreira dos Santos agradeceu e parabenizou as novas gestoras, destacando a posição da mulher na sociedade. "É necessário que ocupemos mais cargos que nos colocam na posição de organizarmos, liderarmos, para melhoria da vida das pessoas", afirmou. 

Além dos membros do Conselho Superior, participaram da sessão a ex-corregedora-geral Irisneide Ferreira e o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adepto), defensor público Guilherme Vilela. Demais participantes acompanharam a transmissão ao vivo pelo canal da Instituição no Youtube. A solenidade está disponível e pode ser assistida pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=muTezsNozMM

keyboard_arrow_up