edit Editar esse Conteúdo

Mulheres e Democracia são temas de evento com a participação da DPE-TO

Publicado em 12/06/2019 10:20
Autor(a): Cinthia Abreu/ Ascom DPE-TO
A defensora pública lembrou a campanha Cortesia gera Cortesia, que prega a cordialidade no atendimento - Foto: Loise Maria/ Ascom DPE-TO


A corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), a defensora pública Irisneide Ferreira, ministrou a palestra “A Participação da Mulher em Cargo de Poder”, na tarde dessa terça-feira, 11, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins. A palestra da defensora pública integrou a programação do projeto “Programa + Mulher + Democracia”, que buscou fomentar a participação ativa da mulher na política.

Na ocasião, a defensora pública apresentou um pouco de sua experiência profissional e pessoal como mulher em um ramo que, basicamente, ainda é masculinizado. “Eu sou corregedora e o nome ainda é muito ligado ao sentido de punição, de fiscalização. Então, é um universo ainda muito masculino e eu, como mulher, tive o desafio de me impor e ainda oferecer o jeito feminino para a nossa atuação”, disse.

Para expor um pouco da prática desse “jeito feminino”, a defensora pública lembrou a campanha Cortesia gera Cortesia, que prega a cordialidade no atendimento. A campanha orienta os servidores a serem cortês em atitudes simples no dia a dia, a partir de atitudes simples, como dizer "Por favor", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?". Irisneide complementou sobre a importância de tal cortesia não apenas no trabalho diário, como também nas atividades do lar, no cuidado com a família e convivência de forma geral, que deve ser uma necessidade compartilhada dentre homens e mulheres.

A defensora pública participou, ainda, de uma roda de conversa com o tema: Participação Efetiva da Mulher no Cenário Político Tocantinense, que contou ainda com a participação da advogada Graziela Reis, a jornalista Maria José Cotrim e a estudante de Direito, Narúbia Werreria. A juíza Ângela Issa Haonat foi a mediadora da mesa redonda.

Evento

O evento foi aberto oficialmente pela desembargadora Etelvina Sampaio, Vice-Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins Ministro Humberto Gomes de Barros, e contou também com palestra da professora universitária Cynthia Mara, que falou sobre a “Mulher e a Participação Política no Tocantins”.

Programa + Mulher + Democracia

O Programa foi instituído como ação permanente do TRE-TO, através da Resolução 444/2019, aprovada pela Corte Eleitoral, no dia 29 de abril de 2019. Com esta a ação, a Justiça Eleitoral do Tocantins tem o objetivo de despertar a consciência e a importância da participação efetiva da mulher na política. Além disso, visa fortalecer a visão estratégica da instituição para a Educação Política da Sociedade e aproximar a comunidade dos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral, além de conscientizar as mulheres para o efetivo exercício dos seus direitos e deveres políticos.




keyboard_arrow_up