edit Editar esse Conteúdo

Seminário Jurídico tem início destacando igualdade e informação

Publicado em 04/05/2012 12:03
Autor(a): Autor não informado
Seminário Jurídico tem início destacando igualdade e informação - Foto: Louise Maria

Com auditório lotado, o 1º Seminário de Direito e Diversidade Sexual teve início na manhã desta sexta-feira, 4, em Palmas. Realizado pela Defensoria Pública do Tocantins, por meio do Centro de Estudos Jurídicos – CEJUR, o evento que tem como objetivo disseminar conhecimentos jurídicos a respeito da luta contra o preconceito acontece até o próximo sábado, 5, no auditório do Centro Educacional  São Francisco de Assis.



A exibição do documentário “Não gosto dos meninos” abriu a programação e trouxe a mensagem principal do Seminário, com depoimentos de homossexuais que se aceitaram e lutam contra os preconceitos ainda existentes tanto em suas próprias casas como na sociedade em geral.



"O objetivo da Defensoria Pública é disseminar a luta pela igualdade, e foi para isso que a Instituição uniu o Centro de Estudos Jurídicos com o Núcleo de Diversidade Sexual para a realização deste evento, para podermos transmitir conhecimento, já que esta é a ‘chave’ para a erradicação do preconceito”, afirmou a defensora pública Fabiana Razera, coordenadora do Núcleo da Diversidade Sexual.



O defensor público geral, Marcello Tomaz de Souza, lembrou o papel da Instituição no Estado que é promover a cidadania. “Entender a importância do respeito às pessoas em sua pluralidade, é para isso que estamos aqui hoje. Precisamos tratar com respeito e seriedade este tema. Nosso Hino Nacional nos lembra do amor à Pátria; porém, para isso acontecer de fato, precisamos proporcionar condições de respeito e acesso aos direitos. Somente com essas conquistas teremos uma Pátria amada por todos os cidadãos.



Após os pronunciamentos, os 500 inscritos no Seminário assistem palestra da advogada Maria Berenice Dias, do Rio Grande do Sul, que traz ao debate o “Direito Homoafetivo nos Tribunais”.



Autoridades




A abertura do 1º Seminário de Direito e Diversidade Sexual contou com a presença da desembargadora Ângela Prudente; do promotor de justiça Deuvo Prudente; representante da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Paula Moura; tenente Domiran Peixoto, do presidente em exercício da Adpeto, Fábio Monteiro dos Santos; representante do comandante do 22º Batalhão de Infantaria, tenente coronel Maranhão; representando a OAB, o advogado Antônio César Melo;  vereador Bismarque Roberto; do presidente do IGBE Tocantins, Francisco Soares Ferreira; representando a Universidade Federal do Tocantins, professor Damião Rocha; do presidente da Associação Grupo Ipê Amarelo de Conscientização e Luta Pela Livre Orientação Sexual – GIAMA, Renilson Cruz; e Defensores Públicos de todas as Comarcas do Estado.

A programação é direcionada a Defensores Públicos, assessores Jurídicos, estagiários e demais operadores do Direito, bem como a comunidade em geral.



 
 
 
 

keyboard_arrow_up