edit Editar esse Conteúdo

Retificação de documentos e divórcios são demandas em assentamento de Cariri

Publicado em 23/03/2012 11:16
Autor(a): Autor não informado

A Defensoria Pública em Gurupi atendeu cerca de 40 pessoas do Assentamento Coimbra com ações do Projeto “Divulgando os Direitos das Mulheres nos Assentamentos Rurais”, nesta quinta-feira, 22, realizadas pela equipe composta por Defensor Público, Pedagoga, Assistente Social e pelo Gerente de Núcleo Regional de Gurupi.

O defensor público Ronaldo Carolino Ruela proporcionou orientações jurídicas acerca dos diretos das trabalhadoras rurais. Na palestra, houve explanação sobre direito à licença maternidade, a terra, ao auxílio reclusão, ao auxílio doença, auxílio por acidente de trabalho e pensão por morte; entre outros. As principais necessidades das assentadas foram sobre retificação de documentos, divórcio e questões relacionadas a aposentadorias, assuntos que serão tratados individualmente durante o atendimento itinerante em Cariri.

Em um momento de roda de conversa, o trabalhador rural José Aguiar dos Santos parabenizou os trabalhos da Defensoria Pública e ressaltou que é um privilégio receber este tipo de atendimento. “Estamos no meio do mato e adquirindo conhecimento dos nossos direitos”, afirmou o trabalhador.

As trabalhadoras receberam uma homenagem pelo Dia da Mulher. E ainda, durante o evento, foi exposto sobre o papel da Instituição na sociedade e discutido sobre o tema ‘a saúde da mulher’ pela assistente social Cristiane Pereira, bem como as lutas e conquistas das trabalhadoras do campo com palestra ministrada pelo gerente de núcleo, Sebastião Nazareno.

No dia 29 de março, a equipe da Defensoria Pública estará no Assentamento Vale Verde, no município de Gurupi, para mais uma ação do Projeto.
 

keyboard_arrow_up