edit Editar esse Conteúdo

Palestra sobre direitos e deveres do adolescente marca lançamento do “DefendECA” em Gurupi

Publicado em 13/10/2011 17:32
Autor(a): Autor não informado
Palestra sobre direitos e deveres do adolescente marca lançamento do “DefendECA” em Gurupi - Foto: Deivianne Jhasper

As atividades do Projeto “DefendECA”, da Defensoria Pública do Tocantins, foram iniciadas no Núcleo Regional de Gurupi, na tarde desta terça-feira, 11, com uma palestra para cerca de 200 alunos e professores do Centro de Ensino Médio Bom Jesus.

A palestra foi ministrada pelo defensor público Kita Maciel, a assistente social Cristiane Pereira e a analista pedagógica Adriana Felício, que discorreram sobre o tema “A Defensoria Pública na Efetivação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”; além de discussões sobre bullyng, drogadição e protagonismo juvenil, entre outros assuntos sobre a realidade local.

O Defensor Público mostrou aos adolescentes as consequências da prática do crime, frisando que dentro do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, não existe somente os direitos, como também os deveres de um adolescente, que podem ainda levá-lo a cumprir medidas pela prática de furtos, homicídios, uso e tráfico de drogas, em regime fechado ou semiliberdade de acordo com a legislação. Falou ainda sobre o Centro de Internação Provisória da Região Sul do Tocantins – CIEP-Sul e a Casa de Unidade Socioeducativa de Gurupi.

“A Defensoria Pública tem como obrigação vigiar e zelar por essas pessoas, por isso existem os órgãos competentes para cuidar das crianças e adolescentes para o cumprimento dessas medidas, e vocês têm que olhar e zelar não só para os direitos, como também para os deveres, e as consequências que os levam a encontrar caminhos perigosos para o seu futuro. Vocês têm a escola como a segunda casa e, por isso, é dever do aluno zelar pelos professores e colegas, e ser leais a eles“, orientou o defensor público Kita Maciel.

Durante o lançamento da 5ª edição do Projeto, foi apresentado também o concurso para escolha do mascote “DefendECA”. Os interessados deverão se inscrever entre os dias 17 e 31 de outubro deste ano, nas diretorias da Defensoria Pública em Palmas, Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Gurupi, Guaraí, Paraíso, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Informações e Edital do Concurso do Projeto podem ser acessados no site www.defensoria.to.def.br.






keyboard_arrow_up