edit Editar esse Conteúdo

Seminário da Defensoria Pública destaca a luta histórica feminina pela garantia de direitos

Publicado em 08/03/2024 14:50
Autor(a): Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
Seminário foi realizado em alusão ao Dia Internacional da Mulher - Foto: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO

Um momento para discutir a luta e os vários direitos conquistados pelas mulheres. Assim foi o seminário “8 de março: quebrando o silêncio e lutando por direitos”, realizado hoje, 8, na Defensoria Pública do Estado do Tocantins(DPE-TO) em Palmas, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, promovido pelo Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) da Instituição.

Prestigiando o evento, a defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal, expressou o respeito e admiração às mulheres da Defensoria Pública, ressaltando sobre a importância de reafirmar o compromisso coletivo por um mundo mais justo e inclusivo.

Para a coordenadora do Nudem, defensora pública Pollyana Lopes Assunção, a atividade foi importante para relembrar as sérias de conquistas da luta feminina. “Nós mulheres somos incansáveis em conquistar o nosso direito, uma luta que é árdua. Por isso é necessário essa memória a episódios históricos de luta feminina por melhores condições de trabalho e em busca de um mundo mais justo e igualitário", declarou.

Também presente, a secretária estadual dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, lembrou da importância de se discutir a violência contra a mulher, onde o Tocantins está dentre os estados com os mais altos índices de violência. “Essa é uma data de lutas de mulheres que se entregaram para que nós mulheres tivéssemos direitos básicos como votar, de trabalhar, de sobreviver. Se hoje ocupamos esse espaço, é porque muitas e muitas mulheres vieram antes de nós e lutaram para que pudéssemos ter o mínimo”, considerou.

Também estiveram presentes na solenidade o 1º subdefensor público-geral, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves; o 2º subdefensor público-geral, Danilo Frasseto Michelini; a diretora-geral da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), Elydia Leda Barros Monteiro; a diretora do Núcleo Regional da DPE-TO de Palmas, defensora pública, Fabiana Razera; a diretora do Núcleo Regional dos Tribunais da DPE-TO, defensora pública Irisneide Ferreira dos Santos; além de membras(os) e servidoras(es) da Instituição.

Debate

O evento promoveu um debate sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em todo o mundo, ao mesmo tempo em que destacou as conquistas os avanços alcançados na luta pela igualdade de gênero. Durante o seminário, os discursos e palestras focaram o compartilhamento de experiências e reflexões sobre o atual cenário dos direitos das mulheres, bem como as barreiras que ainda precisam ser superadas.

Programação

Na palestra “A Defensoria Pública na defesa qualificada às mulheres em situação de violência”, a defensora pública Téssia Gomes Carneiro trouxe uma contextualização histórica sobre a ausência de direitos para mulheres, abordando especialmente o Código Civil de 1916 e o contexto baseado no patriarcado.

Falando sobre “Marcos internacionais e seu impacto na política legislativa e judiciária brasileira: raça e gênero em foco”, a pesquisadora Maria Gabriella Rodrigues de Souza fez uma análise de raça e gênero e as formas de discriminação contra a mulher

Finalizando a programação, a mestre em Comunicação e Sociedade Ana Cleia Kika, que palestrou sobre “A importância da participação feminina na política e nas instituições” abordou a importância da participação feminina na política e nas instituições, destacando a luta pelo direito ao voto e de ser votada pelas mulheres.


keyboard_arrow_up