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Justiça determina à Unimed retorno imediato do atendimento aos usuários do Plansaúde

Publicado em 05/04/2013 09:03
Autor(a): Autor não informado
SAU não estava atendendo Plansaúde - Foto: Caroline Spricigo
O juiz Luiz Otávio de Queiroz Fraz determinou retorno imediato e normal dos atendimentos aos usuários do Plansaúde, em resposta a Ação Cautelar da Defensoria Pública do Tocantins pedindo o retorno do atendimento pelas demais Unimed’s, Cooperadas, Palmas, Gurupi e Araguaína e do Serviço de Atendimento de Urgência – SAU.  

A decisão, desta quinta-feira, 4, estabeleceu ainda que sejam afixados em até 48 horas informes do retorno do atendimento, bem como a divulgação através das redes sociais, faixas e cartazes e ainda em jornal de grande circulação no Estado. No entendimento do Juiz, com a assinatura do Termo de Ajuste de Conduta, no dia 1º de abril, onde ficou estabelecido o compromisso e as definições de pagamento, não há justificativa para a descontinuidade no atendimento. Segundo o Magistrado, “além de ferir o sentido do cooperativismo, agrava em muito a situação dos usuários, causando clamor coletivo gerando aos usuários a severa sensação de abandono ou de impotência, restando o perigo de demora patente. Contudo, não se pode atribuir ao estado de quase greve, a morte de pessoas como quer asseverar a parte”.

Ainda na decisão, o juiz deixa claro que vem acompanhando todo o processo que se arrasta há anos e ressalta a implicação das Empresas de Saúde, Hospitais, Clínicas e Laboratórios e os médicos cooperados, pessoas físicas. No caso desses últimos para deixar de atender eles devem se descredenciar, pois não há como fazer atendimentos diferenciados.

Para o defensor público e coordenador do Núcleo de Ações Coletivas da Defensoria Pública, Arthur Luiz Pádua Marques, como a Unimed é formada por seus cooperados, no caso os médicos, todos eles são responsáveis pelo atendimento e também pelas possíveis penalidades por um eventual descumprimento da decisão. “O eventual descumprimento da decisão sendo que cada médico cooperado ou credenciado é que representa a Unimed e caso haja a negativa de atendimento por qualquer cooperado ou credenciado, será a Unimed respectiva que estará descumprindo a decisão até porque com a liminar, se houver negativa aos usuários do Plansaúde, as Unimed’s serão multadas e a conta será dividida entre os cooperados”, afirmou o Defensor Público. 
 

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