edit Editar esse Conteúdo

Justiça Comunitária inicia primeiro módulo de capacitação para Agentes

Publicado em 08/05/2012 15:59
Autor(a): Autor não informado
Defensor Público Geral e Coordenadora do Justiça Comunitária entregam kits do Projeto para Agentes - Foto: Lucineide Farias
O Projeto “Justiça Comunitária” deu início, na manhã desta terça-feira, 8, ao curso de capacitação em técnicas de mediação para Agentes e equipe multidisciplinar. Os 30 Agentes voluntários, divididos em duas turmas, participam da aprendizagem que tem como objetivo não só torná-los aptos à exercerem o papel de mediadores, mas também disseminadores de lições de cidadania. 

A abertura da capacitação, ministrada pelo psicólogo Juan Carlos Vezzulla, contou com a participação do defensor público geral do Tocantins, Marcello Tomaz de Souza; e da coordenadora do Projeto “Justiça Comunitária”, defensora pública Maria de Lourdes Vilela, que ao dar as boas-vindas lembrou a importância do papel de um bom agente comunitário para o  andamento de todo o Projeto.

“O trabalho voluntário de vocês nos ajudará na resolução dos conflitos que vão surgir no dia a dia, e assim evitar novas demandas judiciais. E isso só acontecerá com o comprometimento e com o trabalho humanitário que desenvolverão após as capacitações”, explicou a defensora pública Maria de Lourdes Vilela.

“Por meio da participação na construção de novas relações sociais, o Projeto ‘Justiça Comunitária’ estabelece paradigmas de ser mais humanitário. É com o desenvolvimento desta nova mentalidade que vocês vão contribuir de forma decisiva a ter um Estado melhor, mais pacífico, solidário e mais humano”, reforçou o defensor público geral, Marcello Tomaz.

Ao iniciar a capacitação, Juan Carlos Vezzulla, promoveu um momento de apresentações com todos os participantes, que expuseram seus objetivos com este momento e suas opiniões sobre as expectativas em atuarem como mediadores. “Não importa quem sejamos, podemos trabalhar por uma sociedade prática onde possamos pensar em nossas vidas e no futuro que desejamos sem a espera de intervenções externas. Essa é a filosofia da mediação, trabalhar por uma comunidade justa que encontre no diálogo a solução dos conflitos que o dia a dia nos impõe. Espero que possamos fazer um bom trabalho em conjunto”, ressaltou.

A capacitação em técnicas de mediação para Agentes e equipe multidisciplinar acontecerá até a próxima quarta-feira, 16, e é composta por aulas teóricas e práticas; projeção e análise de filmes; jogos de sensibilização; simulações e análise de casos; leitura e análise de textos; reflexões em mini- grupos.

No mês de junho, haverá o segundo módulo da capacitação direcionada aos Agentes que será encerrada com a realização de um Seminário Jurídico voltado ao debate sobre mediação.

Perfil de Juan Carlos Vezzulla

Presidente do Conselho Científico do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal; ex-secretário-geral do Fórum Mundial de Mediação; assessor do Fórum Mundial de Mediação e do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem; presidente do Conselho Científico do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil; formador designado pelo Ministério da Justiça de Portugal para ministrar cursos aos mediadores familiares e aos mediadores dos julgados de paz no momento da sua criação; formador de mediadores na Argentina, Brasil, Alemanha, Chile, Panamá, Paraguai, Portugal, México e Angola. Autor dos livros: Teoria e Prática da Mediação. Mediação - Guia para Usuários e Profissionais; Mediação, Teoria e Prática - Guia para Utilizadores e Profissionais, editado pelo Ministério da Justiça de Portugal, entre outros.
 
 
 

keyboard_arrow_up