edit Editar esse Conteúdo

Em Paraíso, “Defensoria Pública nas Escolas” leva palestra sobre combate à violência doméstica

Publicado em 12/03/2024 18:15
Autor(a): Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
Participaram das palestras cerca de 200 alunos do ensino médio do Centro de Ensino Médio José Alves de Assis - Foto: DPE-TO Paraíso do Tocantins/Divulgação

O mundo que a gente quer não tem violência contra a mulher. Este foi o tema da palestra do projeto “Defensoria Pública nas Escolas”, realizada na quinta-feira última, 7, no Centro de Ensino Médio José Alves de Assis, em Paraíso do Tocantins, cidade a 69 km de Palmas. A atividade foi ministrada pela Equipe Multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) de Paraíso do Tocantins e contou com a participação de mais de 200 estudantes do Ensino Médio.

De acordo com a psicóloga Nilda Belo, a palestra focou as evidências deste tipo de crime e o aumento dos índices no Tocantins. “Mostramos que esse tipo de crime vem aumentando consideravelmente e esclarecemos aos participantes que existem vários tipos de violência contra a mulher, sendo elas psicológica, moral, sexual, patrimonial ou física”, explicou.

A Psicóloga também instigou dos alunos, durante a atividade, reflexão a respeito da violência contra a mulher e também sobre aspectos históricos sobre o assunto e as medidas que vem sendo tomadas para minimizar o aumento desses índices. “Além de levar conscientização, nós incentivamos todas as mulheres a denunciar qualquer tipo de violência, além de abordar também sobre a Lei Maria da Penha e toda a estrutura jurídica que envolve o combate a esse tipo de crime”, relatou.

A capacitação foi dividida em dois momentos: no período matutino com cerca de 140 alunos, e o segundo momento, no turno vespertino, com mais 80 alunos.  Na ocasião, o estagiário de Direito do Ministério Público Estadual Pedro Damásio também participou das atividades.

Projeto

O “Defensoria Pública nas Escolas” iniciou em 2018 com o objetivo de promover educação em direitos junto à comunidade escolar, fortalecendo os laços de cidadania, cooperando com o processo de construção do conhecimento, através de ações educativas.

keyboard_arrow_up