edit Editar esse Conteúdo

Em conversa com estudantes de Gurupi, Defensoria fala sobre o combate à violência contra a mulher

Publicado em 11/03/2024 10:42
Autor(a): Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
Defensora Pública destacou que o Dia Internacional da Mulher também é um convite à reflexão referente à como a nossa sociedade as trata - Foto: Nuamac Gurupi/Divulgação

Com o objetivo de levar conscientização sobre a importância do combate à violência contra a mulher, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Gurupi, esteve na escola pública Escola Vila Guaracy, na cidade de Gurupi, localizada a 230 km de Palmas.

Com o tema “Combate à Violência Contra Mulher”, a palestra foi ministrada pela coordenadora do Nuamac Gurupi, defensora pública Chárlita Teixeira da Fonseca Guimarães, aos estudantes do 8º e 9º ano. A atividade aconteceu na sexta-feira última, 8, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Na palestra, a Defensora Pública destacou que a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970, e simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas com às dos homens. “Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência”, declarou, acrescentando, ainda, que o Dia Internacional da Mulher é um convite à reflexão referente à como a nossa sociedade as trata.

Violências

Na ocasião, a Coordenadora do Nuamac Gurupi também apresentou um conceito sobre a violência contra a mulher, a partir de entendimentos como a Lei Maria da Penha, que conceitua violência contra a mulher como qualquer conduta - ação ou omissão - de discriminação, agressão ou coerção, ocasionada pelo simples fato da vítima ser mulher. E que lhe cause danos, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político ou econômico ou perda patrimonial.

keyboard_arrow_up